Qual é o futuro do TeX?

Knuth declarou que não fará mais nenhum desenvolvimento do TeX; ele continuará corrigindo os bugs que sejam reportados a ele (embora os bugs sejam raros). Esta decisão foi tomada logo após o lançamento da versão 3.0 do TeX; em cada lançamento de correção de bug, o número da versão adquire mais um dígito, de modo que ele tende ao limite π (no momento da redação, a versão mais recente de Knuth é a versão 3.1415926). Knuth quer que o TeX seja congelado na versão π quando ele morrer; posteriormente, nenhuma outra alteração poderá ser feita na fonte de Knuth. (Uma regra semelhante se aplica ao MetaFont; seu número de versão tende ao limite e, e atualmente está em 2.718281.)

Knuth explica sua decisão e insiste para que todos nós a respeitemos em um artigo originalmente publicado no TUGboat 11(4), e reimpresso no NTG journal MAPS.

Existem projetos (alguns de longo prazo: veja, por exemplo, o projeto LaTeX3) para construir novos e substanciais pacotes de macros com base em TeX. Há também vários projetos para construir um sucessor para o TeX. A extensão e-TeX para TeX surgiu de um desses projetos (NTS). Outro par de projetos que forneceram todos os resultados que se supunha que forneceriam é o Omega and Aleph. O XeTeX system está, em princípio, ainda em desenvolvimento, mas é amplamente utilizado, e o projeto LuaTeX project (embora não programado para produzir por algum tempo) já entregou um sistema cada vez mais acessível aos “usuários comuns”.

This answer last edited: 2013-05-21


Do you have any question? Ask on: latex.net.br - we love qood questions!