Fazer documentos PDF com o (La)TeX

Existem três rotas gerais para saída em PDF: a rota original de ‘destilação’ da Adobe (via saída PostScript ), a conversão direta de um arquivo DVI e o uso de um gerador direto de PDF do tipo TeX como o PDFTeX.

Para documentos simples (sem hiper-referências), você pode

Para traduzir toda a referência cruzada LaTeX para links do Acrobat, você precisa de um pacote LaTeX para redefinir os comandos internos. Existem dois destes para a LaTeX, ambos capazes de se adequar à especificação do HyperTeX: hyperref de Heiko Oberdiek e hyper de Michael Mehlich. (Na prática, quase todo mundo usa o hyperref; o hyper não é atualizado desde 2000.) O Hyperref pode frequentemente determinar como ele deve gerar hipertexto a partir de seu ambiente, mas há um amplo conjunto de opções de configuração que você pode dar via \usepackage. O pacote pode trabalhar usando os comandos primitivos do PDFTeX, o \special do hyperTeX ou o \special específico do driver do DVI. Tanto o dvips quanto o DVIPSONE da Y&Y podem converter o DVI com estes comanos \special em PostScript aceitável para o Distiller, e o dvipdfm e o dvipdfmx têm comandos \special próprios.

Se você estiver usando Plain TeX as macros doEplain podem ajudá-lo a criar documentos PDF om hiper-referências. Ele pode operar usando comandos primitivos do PDFTeX ou comandos \special para os drivers de DVI do dvipdfm/dvipdfmx.

Embora não haja implementação gratuita de todas as funcionalidades do Adobe Distiller qualquer versão do ghostscript exceto alguma absurdamente antiga – fornecem destilação bastante confiável (mas tenha cuidado com os problemas da saída de dvips para destilação).

Para visualizar (e imprimir) os arquivos resultantes, o Acrobat Reader da Adobe está disponível para uma razoável gama de plataformas; para aqueles que o Reader da Adobe não estiver disponível, versões razoavelmente atualizadas do ghostscript combinadas com o gv ou o gsview podem exibir e imprimir arquivos PDF , assim como o xpdf.

Em algumas circunstâncias, um visualizador baseado em ghostscript é até preferível em relação ao Acrobat Reader. Por exemplo, no Windows, o Acrobat Reader bloqueia o arquivo pdf que está sendo exibido: isso faz com que o ciclo de desenvolvimento tradicional (e altamente eficaz) do (La)TeX de “Editar→Processar→Visualizar” torne-se bastante desajeitado — o gsview não comete o mesmo erro.

Acrobat Reader
download from http://get.adobe.com/reader
dvipdfm
dvipdfm
dvipdfmx
dvipdfmx
gv
Browse gv
hyper.sty
hyper
hyperref.sty
hyperref

This answer last edited: 2014-01-22


Do you have any question? Ask on: latex.net.br - we love qood questions!