Texto de link não quebra no fins de linha

Ao usar o pacote hyperref, você “ativa” um bloco de texto quando define um hyperlink (quando o usuário clica no texto, o programa o direciona ao alvo).

O pacote hyperref usa um driver (assim como o pacote graphics) para determinar como implementar todos os hyperlinks. Se você usar o driver para saída dvips (presumivelmente, você quer destilar o PostScript resultante), as limitações da maneira com que o dvips lida com os comandos \special faz com que o hyperref precise evitar que âncoras de link se quebrem nos fins de linha. Outros drivers (particularmente, aqueles para PDFTeX e dvipdfm) não sofrem desse problema.

O problema pode ocorrer em diversas circunstâncias. Para algumas delas, há alternativas: Primeiro, se você tiver um URL que esteja ativo (ou seja, que, quando clicado, abre seu browser no URL), o hyperref dá um comando para que o pacote url divida o URL (como descrito em Inserir URLs no documento ), mas, depois, o driver para dvips suprime as quebras. A saída é o pacote breakurl, que modifica o comando \url para produzir vários pedaços menores, entre os quais uma quebra de linha é permitida. Cada grupo de pedaços que termina em uma linha é convertido em um único link clicável.

Segundo, se você tiverm um sumário, uma lista de figuras ou tabelas ou similar, o hyperref vai “ativar” os títulos no sumário ou as legendas na lista. Se o título for longo, ele precisará ser quebrado dentro da tabela, mas o driver para dvips vai impedir que isso aconteça. Nesse caso, carregue o hyperref com a opção linktocpage, e apenas o número da página se tornará ativo.

Caso contrário, se você quiser “ativar” um trecho longo de texto, não existe solução simples no momento: você vai precisar reescrever seu texto ou usar outro mecanismo de geração de PDF.

breakurl.sty
breakurl


Do you have any question? Ask on: latex.net.br - we love qood questions!