Quebra de linha em matemática “in-line”

O TeX, por padrão, permite dividir uma expressão matemática no final da linha; ele permite quebras nos operadores relacionais (como “=”, “<”, etc.) e nos operadores binários (como “+”, “-”, etc.). No caso de grandes expressões, isso às vezes pode ser a salvação.

Porém, no caso de expressões simples como a=b+c, uma quebra pode ser realmente perturbadora para o leitor, e gostaríamos de evitá-la.

Felizmente, essas quebras são controláveis: há “penalidades” associadas a cada tipo de operador: a penalidade diz quão indesejável é uma quebra em cada ponto. Os valores padrão são:

\relpenalty   = 500
\binoppenalty = 700
Você torna a quebra progressivamente menos desejável aumentando esses valores. Você pode até proibir todas as quebras, em qualquer lugar, com:
\relpenalty   = 10000
\binoppenalty = 10000
Se você quiser evitar quebras em uma única expressão, escreva:
{%
  \relpenalty   = 10000
  \binoppenalty = 10000
  $a=b+c$
}
e os valores originais permanecerão inalterados fora das chaves. Isso é tedioso: muitas vezes, é válida uma abordagem alternativa, na qual você diz quais partes da expressão não podem ser quebradas de jeito nenhum, e isso é, felizmente, muito fácil. Supondo que desejemos adiar a quebra para depois do sinal de igual, poderíamos escrever:
${a+b+c+d} = z+y+x+w$
As chaves dizem "trate esta subfórmula como um átomo" e (no [[[TeX]]], pelo menos) os átomos não são divididos: nenhuma mudança de \binoppenalty à vista.


Do you have any question? Ask on: latex.net.br - we love qood questions!