Criação de arquivo de bibliografia BibTeX

Um arquivo de bibliografia BibTeX pode ser razoavelmente comparado a um pequeno banco de dados, no qual as entradas são referências à literatura que pode ser citada em um documento.

Cada entrada na bibliografia tem uma tipo e uma chave exclusiva. A bibliografia é lida pelo BibTeX por meio dos detalhes especificados em umy estilo de bibliografia. A partir do estilo, o BibTeX sabe quais tipos de entrada são permitidos, quais campos cada tipo de entrada tem, e como formatar a entrada toda.

O tipo especifica o tipo de documento que está sendo referenciado; pode ir desde coisas como “Book” e “Proceedings” (que podem até conter outras citações de tipo “InBook” ou “InProceedings”), passando por estilos de dissertação como “PhdThesis” , até coisas não categorizáveis de outra forma, como “Misc”. A chave única é algo que você escolhe: é o que você usa quando quer citar uma entrada no arquivo. As pessoas geralmente criam uma chave combinando o nome do (principal) autor e o ano de publicação, podendo incluir um marcador para distinguir publicações de um mesmo ano. Então, por exemplo, o artigo de Dyson, Eddington e Davidson sobre a deflexão da luz das estrelas aparece em meu arquivo bib experimental como Dyson20.1.

Então, observando as regras do estilo, você ‘simplesmente’ tem que escrever um banco de dados de bibliografia. Felizmente, existem várias ferramentas para ajudar nessa empreitada:

bids.to.bibtex
bidstobibtex
btOOL
btOOL
ebib
ebib
isi2bibtex
isi2bibtex
tex2bib
tex2bib
tex2bib.readme
tex2bib-doc
xbibfile
xbibfile


Do you have any question? Ask on: latex.net.br - we love qood questions!