Marcação de partes alteradas em seu documento

Frequentemente, é necessário ter indicações claras de alterações feitas em um documento, mas a técnica mais comum, “barras de alteração” (também conhecidas como “barras de revisão”), requer surpreendentemente muita acrobacia do programador. O problema é que o TeX ‘em si’ não fornece ao programador nenhuma informação sobre a ‘posição atual’ a partir da qual um suposto ponto inicial ou final de uma barra poderia ser calculado. O PDFTeX fornece tal informação, mas não foi publicado qualquer pacote “changebar” para PDFTeXtirando proveito disso.

O pacote mais simples que oferece barras de revisão é o backgrnd.tex de Peter Schmitt; ele foi escrito como uma aplicação do Plain TeX que modifica a rotina de saída, mas parece funcionar em documentos do LaTeX, pelo menos nos simples. Usuários prudentes do LaTeX serão alertados pela informação de que o backgrnd modifica sua rotina de saída e observarão o comportamento dele com muito cuidado (modificar a rotina de saída do LaTeX não é algo que se faça sem riscos…).

A solução mais antiga específica para o LaTeX é o pacote changebar, que usa comandos \special fornecidos pelo driver que você estiver usando. Você precisa, portanto, dizer ao pacote qual é o driver que você está usando (da mesma forma que precisa informar ao pacote graphics); a lista de drivers disponíveis é bastante ampla, mas não inclui o dvipdfm. O pacote vem com um script de shell chbar.sh (para ser usado em máquinas Unix) que vai comparar dois documentos e gerar um terceiro que será marcado com macros do changebar para destacar as alterações.

O editor shareware WinEDT tem uma macro que vai gerar macros do changebar (ou outro) para mostrar diferenças de uma versão anterior do seu arquivo, armazenadas em um repositório controlado RCS — veja http://www.winedt.org/Macros/LaTeX/RCSdiff.php

O pacote vertbars usa as técnicas do pacote lineno (que ele carregado, sendo necessário que o lineno esteja instalado); esse é, portanto, o menor dos pacotes para marcação de barras de revisão, uma vez que ele deixa todos os artifícios para outro pacote. O Vertbars define um ambiente vertbar para criar barras de revisão.

O pacote framed é outro que fornece barras como um efeito colateral de outra funcionalidade desejável: seu ambiente leftbar é apenas um quadro simples (observe, no entanto, que o ambiente faz um parágrafo separado de seu conteúdo, sendo melhor usá-lo quando a convenção for marcar todo o parágrafo alterado). Finalmente, a classe memoir permite comentários editoriais marginais, que você pode obviamente usar para delimitar áreas de texto alterado.

Uma maneira ainda mais abrangente de manter registro das mudanças é empregada por alguns processadores de te45yb67yexto — produzir um documento que incorpore duas versões, a “antiga” e a “nova”.

Para este fim, o pacote changes permite que o usuário marque manualmente as alterações de texto, como adições, exclusões ou substituições. Texto alterado é mostrado em uma cor diferente; texto excluído é tachado. O pacote permite que você defina autores adicionais e suas cores correspondentes; ele também permite que você defina uma marcação para autores ou anotações. A documentação demonstra (muito claramente) como as várias funções funcionam.

O Perl script latexdiff também pode ser usado para gerar essa marcação para documentos LaTeX; você dá a ele os dois documentos, e ele produz um novo documento LaTeX no qual as alterações são muito visíveis. Um exemplo da saída está incluído na documentação, latexdiff-man.pdf (parte da distribuição). Um recurso rudimentar de revisão é fornecido por outro Perl script, o latexrevise, que aceita ou rejeita todas as alterações. A edição manual do arquivo de diferenças pode ser usada para aceitar ou rejeitar apenas alterações selecionadas.

backgrnd.tex
backgrnd
changebar.sty
changebar
changes.sty
changes
framed.sty
framed
latexdiff, latexrevise
latexdiff
lineno.sty
lineno
memoir.cls
memoir
vertbars.sty
vertbars
winedt
winedt


Do you have any question? Ask on: latex.net.br - we love qood questions!