A vírgula como separador decimal

O TeX incorpora a convenção cultural britânica/americana de usar um ponto como separador entre o número inteiro e a parte da fração decimal de um número decimal. Outras culturas usam uma vírgula como separador, mas se você usar uma vírgula no modo de matemática, haverá um pequeno espaço depois dela; este espaço faz uma vírgula usada como separador decimal parecer desarrumada. Uma solução simples para este problema, no modo de matemática, é digitar 3{,}14 em vez de 3,14. Embora tal técnica possa produzir os resultados certos, ela obviamente não é uma maneira confortável de digitação de qualquer quantidade de números, exceto as mais triviais.

Portanto, se você precisar usar vírgulas como separador decimal, você vai provavelmente agradecer a ajuda de macros. Existem dois pacotes que podem ajudar a aliviar o tédio: icomma e ziffer.

O Icomma garante que não haverá espaço extra após uma vírgula, a menos que você digite um espaço depois dela (como em f(x, y) — na ausência do pacote, você não precisa desse espaço), caso em que o pequeno espaço usual depois da vírgula aparecerá. O Ziffer é especificamente voltado para as necessidades daqueles usando o Alemão, mas cobre a necessidade em questão, bem como fornece o duplo sinal de menos usado em Alemão (e outras línguas) para a parte vazia dos ‘centavos’ de uma quantia.

O pacote numprint fornece um comando \numprint{number} que imprime seu argumento de acordo com as configurações que você atribuir a ele ou de acordo com as configurações escolhidas para combinar com o idioma selecionado no babel. A formatação funciona igualmente bem em texto e em matemática. O comando é muito flexível (ele também pode agrupar os dígitos de números muito ‘longos’), mas é inevitavelmente menos conveniente do que o icomma ou o ziffer se você estiver digitando muitos números.

icomma.sty
Distributed as part of was
numprint.sty
numprint
ziffer.sty
ziffer


Do you have any question? Ask on: latex.net.br - we love qood questions!