Caracteres ausentes na saída PDF

Se você estiver usando Acrobat Distiller para criar sua saída PDF, você pode notar caracteres ausentes. Isso pode se manifestar como equações de matemática bagunçadas (faltando os sinais de “-”, por exemplo), ou faltando pedaços de símbolos grandes. As versões iniciais do Distiller ignoravam as posições de caracteres 0–31 e 128–159 de todas as fontes: uma vez que as fontes Adobe nunca usam tais posições, por que o Distillerdeveria usá-las?

Bem, a resposta a esta pergunta é “porque a Adobe não produz todas as fontes do mundo” — fontes como a Computer Modern estavam por aí antes de a Adobe entrar em cena, e elas usam as posições 0–31. A Adobe não reage a reclamações como essa da frase anterior, mas eles lançam novas versões de seus programas; e o Distiller, desde pelo menos a versão 4.0, reconhece as posições das fontes que costumava evitar.

Por outro lado, os usuários do TeX com versões antigas do Distiller precisam lidar com suas fontes. O Dvips vem em nosso socorro: o modificador -G1 (“remapear caracteres”), tira caracteres transgressores do caminho. O arquivo de configuração de PDF (-Ppdf), recomendado acima, inclui o modificador. in “the wrong type of fonts”, includes the switch.

O modificador não é isento de problemas; versões pré-2003 do dvips vai aplicá-lo às fontes Adobe também, causando havoc, mas, felizmente, esse problema geralmente tem solução. Contudo, um documento que utilize ao mesmo tempo fontes CM e fontes Adobe terá problemas. A única solução real é atualizar o dvips, ou gastar dinheiro para atualizar o Distiller.


Do you have any question? Ask on: latex.net.br - we love qood questions!