Gerando bitmaps a partir de DVI

No fundo, qualquer driver ou visualizador DVI gera bitmaps: bitmaps para colocar pontinhos no papel por meio de uma impressora a laser ou jato de tinta, ou bitmaps para preencher alguma parte do seu monitor. Contudo, é difícil extrair esses bitmaps de qualquer outra forma que não seja a captura da tela, e a resolução diso costuma ser lamentável.

Por que alguém ia querer extrair bitmaps? Na maioria das vezes, é para algo que possa ser incluído em HTML gerado a partir de uma origem (La)TeX — nem tudo que pode ser escrito em (La)TeX pode ser traduzido para HTML (pelo menos em HTML portátil que possa ser visto na ‘maioria’ dos navegadores), de modo que o atalho mais comum é gerar um bitmap do que ficar faltando. Exemplos são os símbolos matemáticos (uma extensão de matemática para a família ‘*ML’ está disponível, mas ela não é universalmente suportada pelos navegadores) e os ‘exóticos’ (aqueles que não se pode garantir que seus leitores terão). Outros exemplos comuns são a geração de exemplos de bitmaps e a geração para inserção na exibição de algum outro programa — para inserir equações no Microsoft PowerPoint ou para dar suporte ao sistema emacs aprimorado chamado preview-latex.

No passado, a maneira mais comum de gerar bitmaps era gerar um arquivo PostScript do DVI e, em seguida, usar o ghostscript para produzir o formato de bitmap necessário (possivelmente por meio de formato PNM ou algo parecido). É um procedimento indesejável (é tedioso, envolvendo duas ou três etapas que são executadas lentamente), mas serviu durante muito tempo.

Usuários de (La)TeX agora podem se beneficiar de dois ‘drivers’ de bitmap. O mais tradicional, dvi2bitmap, gera os formatos XBM e XPM, o tão menosprezado formato GIF (que agora está obsolescente, mas foi finalmente aliviado da proteção da patente da compressão LZW que ele utiliza), e também o moderno formato PNG (padronizado pela ISO-standardised).

O Dvipng começou como um processador de PNG; da versão 1.2 em diante, ele também pode renderizar para o formato GIF. Ele é projetado para velocidade em ambientes que geram um grande número de arquivos PNG: o README menciona o preview-latex, o LyX, e alguns ambientes voltados para web. Observe que o dvipng fornece saída de alta qualidade mesmo que suas operações internas sejam otimizadas para velocidade.

dvi2bitmap
dvi2bitmap
dvipng
dvipng

This answer last edited: 2013-04-19


Do you have any question? Ask on: latex.net.br - we love qood questions!