O que é um arquivo DVI

‘DVI’ é um acrônimo de DeVice-Independent, o que significa que o arquivo pode ser processado para impressão ou visualização na maioria dos tipos de dispositivo tipográfico de saída ou monitor.

Um arquivo DVI (ou seja, um arquivo com extensão dvi) é o principal arquivo de saída do “original” TeX (sistemas tipo TeX mais recentes, como o PDFTeX , podem usar outros formatos).

Um Arquivo DVI contém todas as informações necessárias para impressão ou pré-visualização, com exceção dos mapas de bits reais ou contornos de fontes, e qualquer material a ser introduzido por meio de \special commands. Caracteres no arquivo DVI (representando glifos para impressão ou exibição) aparecem em uma codificação determinada no documento.

Qualquer arquivo TeX de entrada deve produzir o mesmo arquivo DVI, independente da implementação do TeX que seja usada para produzi-lo.

Um arquivo DVI pode ser processado por um DVI driver para produzir uma saída especificamente projetada para uma impressora específica ou para saída em outro formato (para distribuição), ou pode ser usado por um pré-visualizador para exibição em uma tela de computador. Observe que XeTeX (liberado algum tempo depois do PDFTeX) usa um “formato DVI estendido” (XDV) para enviar sua saída para um DVI driver acoplado, xdvipdfmx.

A referência canônica para a estrutura de um arquivo DVI é a fonte do programa dvitype de Knuth (cujo propósito original, como seu nome indica, era visualizar o conteúdo de um arquivo DVI). Um “padrão” parcialmente completo para o modo como eles devem ser processados pode oferecer esclarecimento adicional.

DVI processing standard
dvistd
dvitype
dvitype

This answer last edited: 2013-03-15


Do you have any question? Ask on: latex.net.br - we love qood questions!