Gráficos importados no dvips

O Dvips, como originalmente concebido, só pode importar um único formato de gráficos: encapsulated PostScript (eps). O Dvips também lida com o ligeiramente excêntrico EPS, que é criado pelo MetaPost.

Tirando o fato de que uma proporção deprimente de aplicativos de desenho produz EPS corrompido quando tal saída é solicitada, isso é bastante satisfatório para o trabalho de gráficos vetoriais.

Para incluir gráficos de bitmap, você vai precisar de algum meio para convertê-los em PostScript; na verdade, muitos manipuladores de imagem padrão (como o convert, da ImageMagick) fazem um bom trabalho na criação de arquivos EPS (mas não deixe de solicitar a saída em PostScript nível 2 ou superior). (Usuários deUnix devem ter cuidado com o xv: ele tem uma tendência a reduzir a resolução do seu bitmap de acordo com o seu monitor.)

Aplicações para propósitos especiais jpeg2ps (que converte arquivos JPEG usando funcionalidade de PostScript de nível 2), bmeps (que converte arquivos JPEG e PNG) e a2ping/sam2p (que convertem uma série desconcertante de formatos bitmap para arquivos EPS ou PDF; sam2p é um dos motores que o a2ping utiliza) também são considerados “boas apostas”.

O Bmeps vem com patches para produzir sua própria versão do dvips que pode lidar com JPEG e PNG diretamente, usando a biblioteca de conversão do bmeps. O Dvips, como distribuído pelo MiKTeX, vem com aqueles patches incorporados, mas parte do princípio de que capacidade destrói portabilidade e só é recomendável se você tiver certeza de que nunca vai querer compartilhar seu documento.

a2ping
a2ping
bmeps
Distributed as part of dktools
jpeg2ps
jpeg2ps
sam2p
sam2p


Do you have any question? Ask on: latex.net.br - we love qood questions!