Tipografia do símbolo do Euro

A moeda europeia “Euro” (€) é representada por um símbolo de design um tanto dúbio, mas é de uma moeda importante e os usuários de (La)TeX precisam digitá-lo. Quando a moeda apareceu, tipografar seu símbolo era um problema sério para os usuários de (La)TeX; as coisas são mais fáceis agora (a maioria das fontes tem alguma forma de fornecer o símbolo do Euro), mas esta resposta traz um resumo de métodos, “só para garantir”.

Note-se que, a princípio, a Comissão da Comunidade Europeia considerava que o símbolo do Euro deveria ser escrito sempre em fonte sem serifa; felizmente, essa excêntrica decisão já foi rescindida; hoje, podemos aplicar nossos melhores esforços para fazer com que o símbolo tenha uma aparência pelo menos um pouco “respeitável” (tipograficamente).

As fontes TC codificadas em TS1 fornecidas como parte da distribuição de fontes EC fornecem glifos de Euro. As fontes são chamadas de fontes Text Companion (TC) e oferecem a mesma variedade de estilos oferecida pelas próprias fontes EC. O pacote textcomp fornece um comando \texteuro que serve para acessar o símbolo, e ele seleciona um símbolo de acordo com o texto circundante. O design do símbolo das fontes TC não é universalmente amado… No entanto, use a versão de fonte TC do símbolo se você estiver produzindo documentos com as fontes Computer Modern de Knuth. Cada uma das definições de codificação de entrada de latin9 e latin10 para o pacote inputenc tem um caractere de Euro definido (na posição 164, ocupada em outros conjuntos de caracteres Latinos ISO pelo símbolo de moeda “¤”, que as pessoas comuns raramente veem, exceto em listagens de conjunto de caracteres…). O arquivo de codificação TC oferece o comando \texteuro para o caractere; esse comando está disponível apenas (provavelmente) no pacote textcomp.

O uso do caractere com codificação TC pode, portanto, ser feito via \texteuro ou por meio do caractere do Latin-9 ou Latin-10 em texto comum. Note que existe também uma posição (128) de página de código da Microsoft e que ela foi adicionada às tabelas do inputenc para CP1252 e CP1257. (Há outra posição na CP858, que tem o símbolo em questão no lugar do “i sem o pingo” do CP850; a padronização dessas coisas permanece dentro da Microsoft e, assim, nunca conseguimos saber o que virá em seguida…)

Fontes de contorno que não contêm nada além de símbolos do Euro são disponibilizadas (gratuitamente) pela Adobe — o arquivo é fornecido como um executável de extração automática do Windows , mas pode ser decodificado como um arquivo de formato zip em outros sistemas operacionais. A coleção euro contém métricas, arquivos de mapas dvips e macros (para Plain TeX e LaTeX), para a utilização dessas fontes em documentos. Os usuários do LaTeX encontrarão dois pacotes na coleção: o eurosans oferece apenas a versão sans-serif (para se adequar àquela velha decisão sobre símbolos somente sem serifa; o pacote fornece o comando \euro), enquanto o europs faz o símbolo do Euro combinar com o texto circundante (fornecendo o comando \EUR). Para usar um desses pacotes com a codificação latin9 , você precisa fazer com que \texteuro signifique o mesmo que o comando de euro definido pelo pacote. As fontes da Adobe são provavelmente a melhor opção para uso em ambientes diferentes do Computer Modern. Eles foram concebidos aparentemente para se adequarem às fontes Times, Helvetica e Courier, da Adobe, mas provavelmente podem se encaixar em uma ampla gama de fontes modernas.

O pacote eurofont fornece em sua documentação uma análise resumida do “problema do símbolo do euro” e oferece macros para configurar a origem dos glifos a serem usados; no entanto, ele parece muito grande para uso rotineiro.

A coleção euro-ce é um design bastante agradável em MetaFont que fornece símbolos do Euro em várias formas. O arquivo euro-ce.tex, presente na distribuição, oferece dicas de como um usuário do Plain TeX pode fazer uso das fontes.

Os símbolos do euro são encontrados em vários outros lugares, os quais listamos aqui para complementar.

A fonte marvosym contém um símbolo do Euro (em vários estilos tipográficos), entre muitas outras coisas boas; a fonte está disponível nos formatos Adobe Type 1 e TrueType. Outros pacotes baseados em MetaFont contendo símbolos do Euro podem ser encontrados nas fontes china2e (cujo objetivo principal é o de datas Chinesas e afins) e eurosym.

china2e bundle
china2e
EC fonts
ec
euro fonts
euro-fonts
euro-ce fonts
euro-ce
eurofont.sty
eurofont
eurosym fonts
eurosym
marvosym fonts
marvosym-fonts
textcomp.sty
Part of the LaTeX distribution.

This answer last edited: 2011-11-21


Do you have any question? Ask on: latex.net.br - we love qood questions!