Todos os arquivos usados por este documento

Quando você está compartilhando um documento com outra pessoa (quem sabe, como parte de um ciclo de codesenvolvimento), é melhor garantir que ambos os correspondentes tenham o mesmo conjunto de arquivos auxiliares, bem como o documento em questão. Seu correspondente obviamente precisa do mesmo conjunto de arquivos (se você usar o pacote url, ele também precisa ter o url, por exemplo). Mas suponha que você tenha uma versão isenta de bugs do pacote shinynew, mas a cópia da outra pessoa ainda é do original instável; até que vocês dois percebam o que está acontecendo, a situação pode ficar bastante confusa.

A solução mais simples é o comando \listfiles do LaTeX. Esse pacote coloca no arquivo de log uma lista dos arquivos usados com os números de suas versões. Se você extrair essa lista e transmiti-la com seu arquivo, ela poderá ser usada como uma lista de verificação no caso de surgirem problemas.

Observe que o \listfiles só registra coisas que tenham sido inseridas pelos mecanismos “padrão” do LaTeX (\documentclass, \usepackage, \include, \includegraphics e assim por diante). O comando \input é modificado pelo LaTeX e usado com a sintaxe do LaTeX como:

  \input{mymacros}
registra informações de arquivo em mymacros.tex, mas se você usar a sintaxe primitiva do TeX para o \input, como:
  \input mymacros
mymacros.tex não será gravado e, então, não será listado por \listfiles — você passou por fora do mecanismo que registra seu uso.

O pacote snapshot ajuda o dono de um documento LaTeX a obter uma lista das dependências externas do documento, em um formulário que pode ser incorporado na parte superior do documento. O uso pretendido do pacote é a criação de cópias de documentos para arquivo permanente, mas também tem aplicação em situações de compartilhamento de documentos. O sistema bundledoc usa o snapshot para produzir uma coleção (por exemplo, tar.gz or zip) dos arquivos necessários ao seu documento; ela contém arquivos de configuração para uso com o texlive-Unix e o MiKTeX. Isso é claramente útil quando você estiver enviando a primeira cópia de um documento.

O mkjobtexmf descobre quais arquivos são usados em um ‘job’, seja por meio da opção -recorder do TeX ou usando o comando strace (Unix) para ficar de olho no que o TeX está fazendo. Os arquivos assim encontrados são copiados (ou vinculados) para um diretório, que pode, então, ser salvo para transmissão ou arquivamento.

bundledoc
bundledoc
mkjobtexmf
mkjobtexmf
snapshot.sty
snapshot

This answer last edited: 2014-01-26


Do you have any question? Ask on: latex.net.br - we love qood questions!