Caixas flutuantes por conta própria em páginas flutuantes

Às vezes, é necessário forçar uma caixa flutuante a morar sozinha em uma página. (Às vezes, é necessário até que todas as caixas flutuantes morem sozinhas em uma página.) Quando a caixa flutuante falha em ‘se pôr’, e espera pelo final de um capítulo ou do documento, a coisa natural a fazer é declarar a caixa flutuante como

\begin{figure}[p!]
mas o modificador ! prevalecente não tem efeito nas caixas flutuantes de páginas flutuantes; então, você tem que fazer a caixa flutuante satisfazer os parâmetros. Tabelas e figuras móveis oferecem algumas sugestões, mas não resolvem a questão de uma caixa flutuante por página.

A solução ‘óbvia’, que usa o contador totalnumber (“número total de flutuantes por página”) não funciona: o totalnumber aplica-se apenas a caixas flutuantes em páginas de ‘texto’ (páginas contendo texto, bem como um ou mais flutuantes).

Então, para permitir que um flutuante de qualquer tamanho ocupe uma página inteira, defina um valor realmente pequeno para \floatpagefraction e, para garantir que não mais do que uma caixa flutuante ocupe uma mesma página, torne a separação entre as caixas flutuantes realmente grande:

\renewcommand\floatpagefraction{.001}
\makeatletter
\setlength\@fpsep{\textheight}
\makeatother


Do you have any question? Ask on: latex.net.br - we love qood questions!