O que é o “Esquema Berry de nomeação”?

Nos velhos tempos, as distribuições de (La)TeX eram limitadas pela falta de capacidade dos sistemas de arquivos de representar nomes longos. (O sistema de arquivos MSDOS era uma chateação em particular: felizmente, qualquer sistema Microsoft atual permite muito mais liberdade para especificar nomes de arquivos. Infelizmente, o padrão ISO 9660 para a estrutura de CD-ROMs tem uma falha semelhante, mas isso também foi modificado por vários mecanismos de extensão.)

Uma área em que esses nomes curtos de arquivos representavam um problema em particular era a dos nomes de arquivos para fontes Tipo 1. Essas fontes são distribuídas por seus fornecedores com nomes curtos e sem sentido, e há uma ambição natural de mudar o nome para algo que identifique a fonte com precisão. Infelizmente, nomes como “BaskervilleMT” já estão muito além das fraquezas do sistema de arquivos típico; adicione-se a isso o especificador de uma forma ou variante de fonte e as dificuldades se tornam cada vez mais fora de controle. As empresas de fontes lidam com a questão inventando nomes bobos e fornecendo um arquivo que mostra os nomes “reais’. Assim, a Monotype Corporation fornece as traduções:

bas_____ BaskervilleMT
basb____ BaskervilleMT-Bold
basbi___ BaskervilleMT-BoldItalic
e assim por diante. Esses nomes poderiam ser usados em programas (La)TeX, exceto pelo fato de que eles não são exclusivos: não há nada que faça a Adobe parar de usar ‘bas_____’ para suas fontes Baskerville.

Assim, surgiu o esquema Berry de nomeação.

A base do esquema é codificar os significados das várias partes da especificação do arquivo de uma maneira extremamente concisa, de modo que nomes de fonte suficientes posam ser expressos mesmo em espaços de nomes de arquivos empobrecidos. A codificação aloca um caractere para a “fundição” da fonte (Adobe, Monotype, e assim por diante), dois para o nome do tipo de letra (Baskerville, Times Roman etc.), um para o peso, a forma e a codificação, e assim por diante.

Todo o esquema está delineado na distribuição fontname, que inclui extensa documentação e um conjunto de tabelas de fontes cujos nomes foram sistematizados.

distribuição fontname
fontname

Do you have any question? Ask on: latex.net.br - we love qood questions!