Por que a margem interna está tão estreita?

Se você der a opção twoside às classes padrão, elas vão definir margens estreitas à esquerda das páginas ímpares e à direita das páginas pares. Pode parecer esquisito, mas, na verdade, é o correto.

A ideia é a de que o desejo da tipografia por simetria também deveria ser aplicado às margens: se você colocar uma página com número par à esquerda de uma página com número ímpar, você verá três pedaços iguais de papel não impresso: a margem esquerda da página par, a margem direita da página ímpar e o resultado das duas margens juntas.

Isso funciona muito bem na teoria, mas, na produção de livros/livretos, isso só funciona “às vezes”.

Se seu livreto for produzido em papel de largura dupla e grampeado, o efeito será bom; se seu livro/livreto for produzido com a chamada encadernação “perfeita”, o efeito também será bom.

Porém, quase todo tipo de encadernação “de qualidade” vai precisar de papel para se fixar, e um livro encadernado de tal maneira não vai exibir a maravilhosa simetria, a não ser que você tenha definido as margens corretamente.

Os maioria dos pacotes recomendados em “configurar designs de páginas” tem provisão para uma “compensação de encadernação” ou uma “correção de encadernação” — procure por “binding” nos manuais (o vmargin não ajudará aqui).

Se você estiver fazendo o trabalho manualmente (veja Configurar layout de página manualmente), o truque é calcular as dimensões de sua página e de sua margem como se faria normalmente e, depois,

o que pode ser conseguido através de:
\addtolength{\evensidemargin}{-offset}
\addtolength{\oddsidemargin}{offset}
(colocando algo razoável como “5mm” no lugar de “offset”, acima).

O relatado acima pode não ser o melhor a se fazer: você pode muito bem escolher mudar o \textwidth na presença da compensação de encadernação; mas as mudanças funcionam para \textwidth constante.


Do you have any question? Ask on: latex.net.br - we love qood questions!