Descompactar pacotes LaTeX

Como discutido elsewhere, a maneira ‘usual’ de distribuir um pacote LaTeX é como um par de arquivos package.dtx e package.ins. Se você adquiriu esse par, você simplesmente processa o package.ins com o LaTeX, e os arquivos vão aparecer prontos para instalação.

Outros tipos de provisão devem normalmente estar acompanhados de um arquivo README, que vai lhe dizer o que fazer; listamos alguns exemplos de configuração.

Às vezes, um diretório vem com um monte de arquivos dtx, mas com poucos (geralmente apenas um) arquivos ins (o próprio LaTeX vem assim). Se houver mais de um arquivo ins, e na ausência de qualquer instrução no arquivo README,simplesmente processe o(s) arquivo(s) ins um por um.

Se não houver nenhum arquivo package.ins, você vai ter que experimentar até que algo funcione. Alguns arquivos dtx são “auto-extraíveis” — eles não precisam de um arquivo ins e, uma vez que você tenha processado o package.dtx, o package.sty aparecerá “automagicamente”. Várias outras esquisitices podem aparecer, mas os arquivistas procuram ter um arquivo README em cada pacote, que deve documentar qualquer coisa fora do comum sobre a distribuição.


Do you have any question? Ask on: latex.net.br - we love qood questions!