Cartas e afins

O próprio LaTeX fornece uma classe de documento letter , que é amplamente desaprovada; o presente autor há muito desistiu de tentar usá-la. Se você, entretanto, quiser testá-la, mas se irritar com a maneira com que ela alinha verticalmente uma carta de uma só página, tente o seguinte macete:

\makeatletter
\let\@texttop\relax
\makeatother
no preâmbulo de seu arquivo.

Fazer por si mesmo é uma estratégia comum; Knuth (para usar com o Plain TeX, no TeXbook), e Kopka e Daly (em seu Guide to LaTeX) oferecem exemplos trabalhados. (A versão mais recente das macros de Knuth aparece na “biblioteca local” dele no acervo, que é atualizada em paralelo com as novas versões do TeX — portanto, não muito frequentemente.…)

Contudo, existem alternativas de contribuição — de fato, há um número muito grande delas: a lista a seguir, por necessidade, é apenas uma pequena seleção.

A maior e mais abrangente classe é a newlfm; a parte lfm do nome indica que a classe pode criar cartas, faxes e memorandos. A documentação é volumosa, e o pacote parece muito flexível.

Outras classes recomendadas para inclusão nesta FAQ são a akletter e a isodoc.

A classe dinbrief , embora recomendada, é documentada apenas em Alemão. Existem classes de carta nos dois excelentes pacotes KOMA-script (scrlttr2: documentação disponível em Inglês) e ntgclass (brief: documentação apenas em Holandês). Embora provavelmente sejam bons (já que os próprios pacotes inspiram confiança), eles não foram especificamente recomendados por nenhum usuário.

akletter.cls
akletter
brief.cls
Distributed as part of ntgclass
dinbrief.cls
dinbrief
isodoc.cls
isodoc
Knuth’s letter.tex
knuth-letter
newlfm.cls
newlfm
scrlttr2.cls
Distributed as part of koma-script


Do you have any question? Ask on: latex.net.br - we love qood questions!