Composição de todos aqueles logo relacionados ao TeX

Knuth estava querendo demonstrar as capacidades do TeX quando definiu o logo. Infelizmente (na opinião de algumas pessoas), ele acabou abrindo as comportas que deram ao mundo uma grande variedade de logotipos bem bobos para entidades do TeX, tais como AMSTeX, PicTeX, BibTeX e assim por diante, produzidos numa enxurrada de diferentes fontes, tamanhos e linhas de base — de fato, tudo o que se poderia esperar para que eles dificultassem o processo de leitura. Mais especificamente, Lamport inventou o do LaTeX (suficientemente bobo, com um pequeno ‘A’ elevado e um ‘E’ rebaixado), e informações de marketing da Addison-Wesley levaram ao ainda mais estranho logotipo atual do LaTeX 2e, que acrescenta um single-stroke Greek letter ε rebaixado.

Usuários sensatos não precisam seguir essas coisas o tempo todo, mas, para aqueles que insistem, uma grande coleção de logos está definida no pacote texnames (mas saiba que esse conjunto de macros não é totalmente confiável no LaTeX 2e). Os logos do MetaFont e do MetaPost podem ser feitos com fontes que o LaTeX 2e conhece (de forma que eles sejam redimensionados de acordo com o texto que está ao redor) usando o pacote mflogo; mas esteja ciente de que algumas pegadinhas cercam o uso da fonte Knuthiana para MetaPost (você pode obter something like ‘META  O  T’). Mas não precisa se desesperar — a maioria das versões da fonte do logotipo distribuída hoje em dia contém as letras que faltam, e o próprio autor usa apenas ‘MetaPost’.

Um conjunto de macros bem projetado é fornecido pelo pacote hologo, que define um comando \hologo, que se usa como (por exemplo) \hologo{pdfLaTeX} para o que se poderia obter digitando “pdf\LaTeX”, bem como a versão em maiúsculas \Hologo{pdfLaTeX} para “Pdf\LaTeX”.

O pacote metalogo lida com um dos problema desses inúmeros logos, que é frequentemente ignorado nos dias de hoje: a geometria dos caracteres de diferentes fontes é (obviamente) diferente, e eles, naturalmente, se encaixam uns com os outros de forma diferente. O pacote possibilita que você ajuste o espaçamento entre as letras de um desses estranhos logotipos (até mesmo a especialmente estranha “E” espelhada de XeTeX).

Para aqueles que não desejam adquirir o logos ‘adequados’, a coisa canônica a ser feita é dizer AMS-\TeX{} para AMSTeX, Pic\TeX{} para PicTeX, Bib\TeX{} para BibTeX, e assim por diante.

hologo.sty
Distributed as part of oberdiek
metalogo.sty
metalogo
mflogo.sty
mflogo
texnames.sty
texnames

This answer last edited: 2010-03-24


Do you have any question? Ask on: latex.net.br - we love qood questions!