Arquivos de métrica de fonte TeX para fontes Tipo 1

Fornecedores de fontes respeitáveis, tais como Adobe fornecem arquivos de métrica para cada fonte, sob a forma de AFM (Adobe Font Metric); estes podem ser convertidos para o formato TFM (TeX Font Metric). A maioria das distribuições modernas tem métricas pré-construídas, que serão mais do que suficientes para muitas pessoas; mas você pode precisar fazer a conversão se tiver necessidades especiais ou se adquirir uma nova fonte. Uma questão importante é a codificação of de fontes (de caracteres latinos); enquanto todos nós concordamos mais ou menos sobre a posição de cerca de 96 caracteres em fontes (o conjunto ASCII básico), os 256 restantes (tipicamente) variam. Os problemas mais óbvios são os dos acentos flutuantes e dos caracteres especiais, como o símbolo de ‘libras esterlinas’. Existem três maneiras de lidar com isso: ou você altera as macros do TeX que fazem referência aos caracteres (não muito divertido e propenso a erros); ou você altera a codificação da fonte (mais fácil do que você pensa); ou você usa fontes virtuais para finir para o TeX que a codificação é a mesma com a qual ele está acostumado. O LaTeX 2e possui facilidades para lidar com fontes em diferentes codificações; leia os Companheiros do LaTeX para obter mais detalhes. Na prática, se você fizer muita composição tipográfica em idiomas de origem latina, é altamente recomendável que você use o pacote fontenc com a opção ‘T1’ para selecionar a ‘Cork’ encoding.

Uma alternativa preferida por alguns é a codificação LY1 “privada” da Y&Y, que é projetada para cair bem com as fontes codificadas “padrão Adobe”. O suporte macro básico da LY1 está disponível: observe que a “relação com a codificação da Adobe” significa que o usuário de LY1 não precisa de fontes virtuais.

O pacote fontinst de Alan Jeffrey é um conversor de AFM para TFM escrito em TeX; ele é usado para gerar os arquivos usados pelo pacote PSNFSS do LaTeX 2e para dar suporte ao uso de fontes PostScript É um pacote sofisticado, não é para os covardes, mas é poderoso o suficiente para lidar com a maioria das necessidades. Grande parte de seu poder se apoia no uso de fontes virtuais.

Para problemas ligeiramente mais simples, o afm2tfm, de Rokicki, distribuído com o dvips, é rápido e eficiente; note que as métricas e estilos que vêm com o dvips não são atualmente compatíveis com o LaTeX 2e.

Para o Macintosh (clássico), existe um programa chamado EdMetrics que faz o trabalho (e vai além). O EdMetrics vem com a distribuição (comercial) Textures, mas ele próprio é um software grátis e está disponível no CTAN.

dvips
dvips
EdMetrics
edmetrics
fontinst
fontinst
LY1 support
ly1

This answer last edited: 2011-06-01


Do you have any question? Ask on: latex.net.br - we love qood questions!