Múltiplas bibliografias?

Se você estiver pensando em múltiplas bibliografias vinculadas a alguma parte de seu documento (como os capítulos do documento), por favor, consulte Bibliografias separadas por capítulo.

Para mais de uma bibliografia, existem três opções.

O pacote multibbl oferece uma interface muito simples: você usa um comando \newbibliography para definir uma “tag” de bibliografia. O pacote redefine os outros comandos de bibliografia para que, cada vez que você usar qualquer um deles, você atribua a tag da bibliografia onde você quer que as citações apareçam. O próprio comando \bibliography também aceita mais um argumento extra que diz qual título usar para a seção ou capítulo resultante (isto é, ele conecta \refname e \bibname de uma maneira a prova de babel-safe way). Então, alguém poderia escrever:

\usepackage{multibbl}
\newbibliography{bk}
\bibliographystyle{bk}{alpha}
\newbibliography{art}
\bibliographystyle{art}{plain}
...
\cite[pp.~23--25]{bk}{milne:pooh-corner}
...
\cite{art}{einstein:1905}
...
\bibliography{bk}{book-bib}{References to books}
\bibliography{art}{art-bib}{References to articles}
(Note que o argumento opcional de \cite aparece antes do argumento da nova tag, e que o comando \bibliography pode listar mais de um arquivo bib  — na verdade, todos os comandos \bibliography podem listar o mesmo conjunto de arquivos.)

Os dados de \bibliography entram em arquivos cujos nomes são ‹tag-name.aux, então você precisará executar

bibtex bk
bibtex art
após a primeira execução do LaTeX, para ter as citações no lugar certo.

O pacote multibib permite que você defina uma série de “tópicos adicionais”, cada um dos quais com sua própria série de comandos bibliográficos. Então, alguém poderia escrever:

\usepackage{multibib}
\newcites{bk,art}%
         {References from books,%
          References from articles}
\bibliographystylebk{alpha}
\bibliographystyleart{plain}
...
\citebk[pp.~23--25]{milne:pooh-corner}
...
\citeart{einstein:1905}
...
\bibliographybk{book-bib}
\bibliographyart{art-bib}
De novo, da mesma forma que o multibbl, qualquer comando \bibliography... pode varrer qualquer lista de arquivos bib.

O processamento de BibTeX com multibib é muito parecido com aquele com o multibbl; com o exemplo acima, é necessário:

bibtex bk
bibtex art
Note que, diferente do multibbl, o multibib permite uma bibliografia simples e não modificada (bem como as de “tópicos”).

O pacote bibtopic permite que você cite separadamente diversas bibliografias diferentes. No lugar apropriado em seu documento, você coloca uma sequência de ambientes btSect (cada um dos quais especifica um banco de dados bibliográfico a ser verificado) para compor as bibliografias separadas. Assim, pode-se ter um arquivo diss.tex contendo:

\usepackage{bibtopic}
\bibliographystyle{alpha}
...
\cite[pp.~23--25]{milne:pooh-corner}
...
\cite{einstein:1905}
...
\begin{btSect}{book-bib}
\section{References from books}
\btPrintCited
\end{btSect}
\begin{btSect}[plain]{art-bib}
\section{References from articles}
\btPrintCited
\end{btSect}
Observe a maneira diferente de especificar um estilo de bibliografia: se você quiser um estilo diferente para uma bibliografia específica, você pode dar isso como um argumento opcional para o ambiente btSect.

O processamento com BibTeX, neste caso, usa arquivos aux cujos nomes são derivados do nome do documento base. Então, neste exemplo, você precisa dizer:

bibtex diss1
bibtex diss2

Existe também um comando \btPrintNotCited, que dá o resto do conteúdo do banco de dados (se nada do banco de dados foi citado, isto é equivalente ao padrão LaTeX \nocite{*}).

No entanto, a verdadeira diferença entre multibbl e multibib é que a seleção do que aparece em cada seção da bibliografia é determinada em bibtopic pelo que há nos arquivos bib.

abordagem completamente diferente é usada pelo pacote splitbib. Você fornece um ambiente category ambiente, no preâmbulo de seu documento, para cada categoria para a qual você queira uma lista de citações separada. Em cada ambiente, você lista as chaves \cite que você deseja listar em cada categoria. O comando \bibliography (ou, mais precisamente, o ambiente thebibliography que ele usa) classificará as chaves conforme solicitado. (Chaves não mencionadas em um category aparecem em uma categoria “misc” criada no processo de classificação.) Um exemplo de código aparece na documentação do pacote (um arquivo PDF no diretório CTAN, which you can browse to, from the link, below).

bibtopic.sty
bibtopic
multibbl.sty
multibbl
multibib.sty
multibib
splitbib.sty
splitbib


Do you have any question? Ask on: latex.net.br - we love qood questions!