O que há de errado com o \newfont?

Se todo o resto falhar, você pode especificar uma fonte usando o comando \newfont do LaTeX. A fonte especificada não entrará nos mecanismos de seleção de fonte do LaTeX, mas a técnica pode ser tentadora em inúmeras circunstâncias. O comando é apenas a mais fina camada que envolve o primitivo \font e, definitivamente, não combina com o LaTeX. Um simples, mas bem engraçado, exemplo dos problemas que ele gera pode ser visto em:

\documentclass[10pt]{article}
\begin{document}
\newfont{\myfont}{cmr17 scaled 2000}
\myfont
\LaTeX
\end{document}
(o leitor é encorajado a tentar isso). O “A” de \LaTeX praticamente desaparece: o LaTeX escolhe o tamanho do "A" de acordo com sua própria ideia do tamanho de fonte (10pt), mas o posiciona de acordo com as dimensões de “\myfont”, que é mais que o triplo do tamanho.

Outro exemplo de “\myfont” surge de uma fonte totalmente diferente. O mini-documento:

\documentclass{article}
\begin{document}
\newfont{\myfont}{ecrm1000}
{\myfont voil\`a}
\end{document}
dá a você “aspas duplas Alemãs embaixo” (sob o “a”) no lugar do acento grave. Isso acontece porque ecrm1000 está em uma codificação de fonte diferente da que o LaTeX está esperando  —- se você usar o pacote fontenc do LaTeX para selecionar as fontes EC, todos esses aborrecidos problemas de codificação serão resolvidos para você, nos bastidores.

Ainda resta, entretanto, uma circunstância onde você ficará tentado a usar o \newfont — a saber, para chegar a um tamanho de fonte que não cai no conjunto padrão de tamanhos de Knuth: o LaTeX (por padrão) não deixará você usar esse tamanho. Não se desespere: veja a resposta . “Fontes com tamanhos arbitrários”.


Do you have any question? Ask on: latex.net.br - we love qood questions!