Palavras acentuadas não estão sendo hifenizadas

O Babel é capaz de trabalhar com uma grande variedade de idiomas, e um novo usuário muitas vezes quer usar uma língua para a qual sua instalação do TeX não está configurada. Simplesmente pedir ao Babel para usar o idioma, com o comando

  \usepackage[catalan]{babel}
provoca a mensagem de alerta
Package babel Warning: No hyphenation patterns were loaded for
(babel)                the language `Catalan'
(babel)                I will use the patterns loaded for \language=0 instead.

O problema é que seu sistema TeX não sabe como hifenizar texto Catalão: você precisa dizer como, antes que o Babel possa fazer seu trabalho corretamente. Para fazer isso em instalações LaTeX, é necessário alterar o language.dat (que faz parte da instalação do Babel); ele conterá uma linha

%catalan         cahyphen.tex
a qual, depois que você remover o marcador de comentário, deve instruir o LaTeX a carregar os padrões de hifenização do Catalão quando você disser para ele construir um novo formato.

Infelizmente, em muitas das distribuições do Babel, a linha não está certa — você precisa verificar o nome do arquivo que contém os padrões que você vai usar. Como você pode ver, no sistema do autor, o nome deve ser cahyphen.tex; no entanto, o arquivo realmente presente no sistema é cahyph.tex — felizmente, o erro acaba sendo pouco mais do que um inconveniente (muitos dos arquivos estão em distribuições melhores, de qualquer maneira, mas um difícil de conseguir pode ser encontrado no CTAN; se você tiver que recuperar um novo arquivo, assegure-se de que ele seja instalado corretamente, consultando Instalar um novo pacote).

Finalmente, você precisa gerar novamente os formatos usados (na verdade, a maioria dos usuários do Babel o está usando em seus documentos LaTeX e, portanto, gerar os formatos relacionados ao LaTeX é suficiente; no entanto, o autor sempre gera o lote, independente de qualquer coisa).

teTeX
É possível fazer toda a operação de uma só vez, usando o comando texconfig:
texconfig hyphen latex
que primeiro entra em um editor para você editar o language.dat, em seguida, gera novamente o formato que você especificar (latex , neste caso). Em vez disso, para regerar todos os formatos, faça:
fmtutil --all

Se você estiver disposto a pensar cuidadosamente no que estiver fazendo (isso não é para os covardes), você pode selecionar uma sequência de formatos e, para cada um deles, executar:
fmtutil --byfmt ‹formatname
onde formatname é alguma coisa como ‘latex’, ou:
fmtutil --byhyphen ‹hyphenfile
onde hyphenfile é o arquivo que define a especificação de hifenização do formato — geralmente, o language.dat

MiKTeX
Em uma distribuição MiKTeX anterior à v2.0, faça:
StartProgramsMiKTeXMaintenanceCreate all format files

ou obtenha uma janela do DOS e execute:
initexmf --dump

Em uma distribuição MiKTeX v2.0 ou posterior, todo o procedimento pode ser feito através da GUI (interface gráfica do usuário). Para selecionar o novo idioma, faça:
StartProgramsMiKTeX 2MiKTeX Options, e selecione a aba Languages. Selecione seu idioma na lista, pressione o botão Apply e, em seguida, o botão OK. Depois, selecione a aba General e pressione o botão Update Now.

Alternativamente, edite o arquivo language.dat (como descrito acima) e, depois, execute:
initexmf --dump
exatamente como para um sistema anterior a v2.0.

Caveat: É (apenas) possível que seu sistema TeX fique sem “memória para padrões” enquanto estiver gerando o novo formato. A maioria das implementações do TeX possui séries de tamanho fixo para armazenar os padrões de hifenização. Embora esse tamanho seja ajustável na maioria das distribuições modernas, alterar o tamanho é uma complicação. Se você achar que ficou sem memória, pode valer a pena verificar a lista de idiomas em seu language.dat para ver se algum poderia ser removido sem problema.

babel
babel
hyphenation patterns
hyphenation


Do you have any question? Ask on: latex.net.br - we love qood questions!