Por que o TeX não é um sistema WYSIWYG system?

WYSIWYG é um termo de marketing (“What you see is what you get”) para um estilo particular de processador de texto. Sistemas WYSIWYG são caracterizados por duas reivindicações principais: você digita o que deseja imprimir e o que você vê na tela ao digitar é muito próximo de como seu texto será finalmente impresso.

A resposta simples à questão é, claro, que o TeX foi concebido muito antes do termo de marketing, no momento em que o imperativo de marketing não era considerado significativo. (Na verdade, parece que os primeiros sistemas WYSIWYG experimentais estavam rodando em laboratórios comerciais perto de onde Knuth estava trabalhando no TeX. Na época, é claro, o TeX só estava disponível em um mainframe, e fazê-lo funcionar nas pequenas máquinas experimentais teria desviado Knuth de sua missão de criar um sistema de composição tipográfica que ele pudesse usar ao preparar seus livros para publicação.)

No entanto, tudo isso foi há muito tempo: por que nada foi feito com o “maravilhoso processador de texto” para ajustá-lo às percepções modernas?

Há duas respostas para isso. Primeiro, a simples “coisas foram feitas” (mas elas não assumiram controle do mundo TeX); e segundo, “há razões filosóficas pelas quais o modo como o TeX se desenvolveu é inadequado ao estilo WYSIWYG”.

De fato, existe um problema fundamental com a aplicação de técnicas WYSIWYG ao TeX: a complexidade do TeX torna difícil obter o equivalente à saída do TeX sem executar realmente o TeX over na totalidade do documento que está sendo preparado.

Um comemorando sistema inicial que oferecia “WYSIWYG usando TeX” veio do projeto VorTeX : um par de estações de trabalho Sun funcionou em conjunto, um sendo a interface do usuário enquanto a outra trabalhava em segundo plano compondo o resultado. O VorTeX foi bastante impressionante para sua época, mas as duas estações de trabalho juntas tinham uma potência muito menor do que o computador pessoal de menos de mil dólares de hoje em dia, e seu código não provou ser portátil (nem chegou a passar pela última ‘grande’ mudança de versão do TeX, na virada da década de 1990, para TeX versão 3).

Lightning Textures (uma extensão do sistema TeX original da Blue Sky para o Macintosh), infelizmente, não está mais disponível.

Portanto, o “Scientific Word” (que também pode interagir com um sistema de álgebra de computador), é o único sistema TeX remanescente que ainda se aproxima da operação WYSIWYG.

Nos últimos anos, essa questão começou a atrair a atenção dos desenvolvedores de TeX, e vários projetos interessantes que abordam o “ambiente de preparação de documento TeX” encontram-se em andamento.

Mesmo assim, é claro que o mundo TeX demorou muito para se aproximar da ideia de WYSIWYG. Além de simples arrogância (“somos melhores e não precisamos considerar os feitos sem importância do mercado comercial de processadores de texto”), existe uma diferença conceitual real entre o modelo de processador de texto do mundo e o modelo que o LaTeX e o CONTeXT empregam — a ideia de “marcação de formatação”. A marcação “Pura” expressa um modelo lógico de um documento, onde cada objeto dentro do documento é rotulado segundo o que ele é, em vez de como ele deve aparecer: a aparência é deduzida das propriedades do tipo de objeto. Aplicada corretamente, a marcação pode fornecer uma assistência valiosa quando se trata da reutilização de documentos.

Sistemas WYSIWYG estabelecidos acham difícil expressar esse tipo de marcação estruturada; no entanto, a marcação está começando a aparecer nas listas dos requisitos do mundo comercial, por dois motivos. Primeiro, um elemento de marcação ajuda a impor estilo em um documento, e os usuários comerciais estão cada vez mais obcecados pela uniformidade de estilo; E em segundo lugar, o uso cada vez mais generalizado de formatos de arquivamento de documentos derivados de XML exige isso. Os mesmos desafios precisam ser enfrentados pelos esquemas de suporte à preparação de documentos baseados em TeX, de modo que estamos observando um grau de confluência das necessidades das duas comunidades: tempos interessantes podem estar à nossa frente.

This answer last edited: 2013-06-03


Do you have any question? Ask on: latex.net.br - we love qood questions!