Símbolos para os conjuntos numéricos

Os matemáticos geralmente usam letras especiais para os números reais e outros conjuntos numéricos. Tradicionalmente, elas eram grafadas em negrito. Em condições normais, matemáticos não têm acesso a giz em negrito; então, eles inventaram símbolos especiais que agora são usados com frequência para os conjuntos numéricos. Esses símbolos são conhecidos como letras “blackboard bold” (negrito de quadro-negro) ou “double stroke” (de traço duplo); no lugar dos traços mais pesados de uma fonte em negrito, (alguns) traços das letras são duplicados. O menor conjunto útil é formado pelas letras maiúsculas ‘I’, ‘N’, ‘R’, ‘Q’ e ‘Z’; algumas fontes oferecem uma figura ‘1’ (para uma matriz unitária — não para um conjunto numérico).

Um conjunto de letras "blackboard bold" maiúsculas está disponível nas fontes AMS msbm (msbm está disponível em uma variedade de tamanhos, com nomes como msbm10), por exemplo). Na verdade, a AMS fornece um par de famílias de fontes (a outra é chamada msam), que oferecem um grande número de símbolos matemáticos para complementar aqueles existentes nas fontes de Knuth. As fontes estão disponíveis no formato Type 1 nas distribuições modernas. Suporte para o uso das fontes no LaTeX está disponível nos pacotes amssymb e amsfonts. A fonte tem uma forma sem serifa bem austera, da qual muitas pessoas não gostam (embora ela capte bem a essência da escrita rápida com giz).

A família bbold é um conjunto de fontes blackboard bold escrito em MetaFont. Esse conjunto oferece formas “blackboard bold” de letras minúsculas; o diretório de origem da fonte também contém arquivos de origem de um pacote do LaTeX que permite o uso das fontes. As fontes não estão disponíveis no formato Type 1.

A família bbm alega fornecer versões "blackboard" da maioria das fontes cm  … incluindo a série negrito e negrito estendido. Novamente, as fontes foram desenvolvidas em MetaFont e não estão disponíveis no formato Type 1. O suporte para macro do LaTeX vem de um pacote de Torsten Hilbrich.

A família doublestroke vem apenas nas formas “roman” e “sans”, com um único peso, e está disponível tanto como fontes de MetaFont quanto como Type 1; a fonte cobre as letras latinas maiúsculas, o ‘h’ e o ‘k’ minúsculos e o dígito ‘1’.

Um documento que mostra as fontesbbm, bbold, doublestroke e msbm, para que você possa ter uma ideia da aparência delas, está disponível (pacote blackboard do (CTAN).

A conjunto de fontes boondox consiste em versões Type 1 do conjunto de matemática STIX (os originais são distribuídos no formato OTF). O conjunto contém uma fonte ‘BOONDOXDoubleStruck-Regular’ (blackboard bold), assim como uma versão ‘negrito’ dela.

Uma origem alternativa de fontes Type 1 com caracteres ‘blackboard bold’ pode ser encontrada no conjunto cada vez maior de famílias completas, comerciais e gratuitas, que foram preparadas para serem usadas com o (La)TeX (veja “Opções de fontes de contorno”). Dos conjuntos gratuitos, as famílias txfonts e pxfonts vêm com réplicas de msam e msbm, mas (como salientado em outro lugar) há razões para não utilizar essas fontes; versões revisadas das fontes, a newtx e newpx são mais bem ajustadas. A família mathpazo inclui uma opção “matematicamente significante” de caracteres “blackboard bold”, e as fontes fourier contêm letras maiúsculas ‘blackboard bold’, o dígito ‘1’, e o ‘k’ minúsculo.

As macros para as ‘blackboard bold’ das pessoas preguiçosas:

\newcommand{\R}{{\textsf{R}\hspace*{-0.9ex}%
  \rule{0.15ex}{1.5ex}\hspace*{0.9ex}}}
\newcommand{\N}{{\textsf{N}\hspace*{-1.0ex}%
  \rule{0.15ex}{1.3ex}\hspace*{1.0ex}}}
\newcommand{\Q}{{\textsf{Q}\hspace*{-1.1ex}%
  \rule{0.15ex}{1.5ex}\hspace*{1.1ex}}}
\newcommand{\C}{{\textsf{C}\hspace*{-0.9ex}%
  \rule{0.15ex}{1.3ex}\hspace*{0.9ex}}}
são quase aceitáveis em tamanho normal se o texto circundante for em cmr10 (a posição da barra vertical pode ser afetada pela fonte circundante). No entanto, elas não fazem parte de uma fonte matemática propriamente dita e não funcionam em subscrito e sobrescrito. Como vimos, há muitas alternativas: aquela tal pessoa “preguiçosa” pode inevitavelmente fazer melhor do que as macros ou qualquer coisa similar que use “I” maiúsculo (que fica ainda pior!). O esforço voluntário do (La)TeX redefiniu o significado de preguiça (a esse respeito!).
AMS support files
Distributed as part of amsfonts
AMS symbol fonts
Distributed as part of amsfonts
bbm fonts
bbm
bbm macros
bbm-macros
bbold fonts
bbold
blackboard evaluation set
blackboard
doublestroke fonts
doublestroke
fourier fonts
fourier
mathpazo fonts
mathpazo
newpx
newpx
newtx
newtx
pxfonts
pxfonts
txfonts
txfonts

This answer last edited: 2013-12-04


Do you have any question? Ask on: latex.net.br - we love qood questions!