Usar números “à moda antiga”

Esses números também são chamados de medievais ou caixa baixa, e o uso deles é predominantemente específico da fonte. A terminologia é confusa, uma vez que os números alinhados (que agora são o padrão) são um desenvolvimento relativamente recente (século XIX), sendo que, antes deles, números no estilo antigo eram a norma, mesmo quando se escrevia matemática. (Um exemplo é o Artis Analyticae Praxis de Thomas Harriot, publicado em 1631). No estilo antigo típico, os numerais 3, 4, 5, 7 e 9 ficam abaixo da linha de texto, enquanto 6 e 8 ficam acima; às vezes, o 2 também fica acima (o que parece ser uma variação associada à tipografia Francesa).

O LaTeX fornece um comando \oldstylenums{digits}, que, por padrão, usa um conjunto de estilo antigo incluído na fonte "de matemática em itálico" do Knuth. O comando só é sensível ao "negrito" do estilo de fonte do texto circundante: os glifos (para esse comando) só estão disponíveis para corresponderem aos pesos médio e negrito (bold-extended) das fontes Computer Modern Roman.

O pacote textcomp altera o \oldstylenums para utilizar os glifos das fontes Text Companion (codificação (LaTeX TS1) quando no modo de texto, e também as torna disponíveis usando as macros da forma \textoldstyle, por exemplo, \textzerooldstyle. (Claro, nem todas as famílias de fontes podem fornecer esse recurso.) Alguns pacotes de fonte (por exemplo, mathpazo) disponibilizam números no estilo antigo e fornecem suporte explícito para torná-las ‘default’: \usepackage[osf]{mathpazo} seleciona uma forma em que os dígitos são sempre no estilo antigo quando em texto.

O pacote fontinst gera automaticamente “versões em estilo antigo” de famílias comerciais de fontes Adobe Type 1 para as quais conjuntos de “expert” estejam disponíveis. Também é possível fazer fontes virtuais, que ofereçam dígitos de estilo antigo, a partir de pacotes de fontes existentes.

A coleção cmolddig fornece uma versão virtual das originais do Knuth, e as coleções eco e hfoldsty fornecem versões das fontes EC. A família lm oferece números antigos aos usuários de OpenType (veja abaixo), mas não temos um mapeamento estável para lm com dígitos de estilo antigo das versões Adobe Type 1 das fontes. Originalmente, números de estilo antigo só eram encontrados nos conjuntos de “expert” de fontes comerciais, mas agora eles estão cada vez mais amplamente disponíveis. Um exemplo é a fonte Georgia, de Matthew Carter, que tem números antigos como sua forma normal (a fonte foi criada para inclusão em certos produtos da Microsoft e se destina à exibição em tela).

Fontes OpenType possuem um par de eixos para variações de números — as opções proporcionais/tabulares e modernos/antigos normalmente estão disponíveis. “Acesso total aos recursos” de fontes OpenType, o que faz com que essas opções estejam disponíveis para o usuário de (La)TeX , já é suportado pelo XeTeX usando, por exemplo, o pacote fontspec . Suporte similar também está em andamento para o LuaTeX.

boondox fonts
boondox
cmolddig fonts
cmolddig
eco fonts
eco
fontinst
fontinst
fontspec.sty
fontspec
mathpazo fonts
mathpazo

This answer last edited: 2013-12-04


Do you have any question? Ask on: latex.net.br - we love qood questions!