Indentação zero de parágrafo

A maneira convencional de composição tipográfica de texto corrido não tem separação entre parágrafos e a primeira linha de cada parágrafo em um bloco de texto é indentada.

Em contraste, uma convenção comum para texto datilografado era não ter indentação de parágrafos; tal estilo é frequentemente exigido para publicações “brutalistas”, tais como manuais técnicos, e em estilos que almejam por manuscritos datilografados, tais como formatos de dissertação especificados oficialmente.

Qualquer um pode perceber, sem ter que pensar muito, que se a indentação de parágrafo for zero, os parágrafos devem ser separados por um espaço em branco; caso contrário, algumas vezes seria impossível ver as quebras entre os parágrafos. Assim, a abordagem simplória à indentação zero de parágrafo é:

\setlength{\parindent}{0pt}
\setlength{\parskip}{\baselineskip}
o que, para os textos mais simples, é uma boa solução. Entretanto, o \parskip diferente de zero interfere em listas e afins, e o resultado fica com uma aparência bem ruim. O pacote parskip ajeita as coisas para que a aparência fique razoável; ele não é perfeito, mas lida com a maioria dos problemas.

O conjunto de classes do Grupo de Usuários da Holanda inclui uma equivalente à article e uma equivalente à (artikel3) and a report equivalent (rapport3) cujo design incorpora indentação zero de parágrafo zero e pulo de parágrafo diferente de zero.

NTG classes
ntgclass
parskip.sty
parskip

This answer last edited: 2011-04-01


Do you have any question? Ask on: latex.net.br - we love qood questions!