Substituir fontes Type 3 no PostScript

É comum nos depararmos com um arquivo PostScript gerado pelo dvips, que contém fontes PK incorporadas; se você tentar gerar PDF a partir desse arquivo, a qualidade será baixa.

Obviamente, a solução adequada é gerar outra vez o arquivo PostScript, mas se nem o arquivo de origem nem o arquivo DVI estiverem disponíveis, é necessário recorrer a algum tipo de correção para substituir as fontes bitmap do arquivo por fontes de contorno.

O programa pkfix (de Heiko Oberdiek) fará essa correção nos para arquivos criados por “versões não muito antigas” do dvips: ele encontra as fontes a serem substituídas examinando os comentários sobre PostScript que o dvips coloca no arquivo. Para cada fonte, o pkfix coloca os comandos TeX apropriados em um arquivo, que ele então processa e roda pelo dvips (com o modificador -Ppdf) para adquirir uma cópia apropriada da fonte; estas cópias são então inseridas no arquivo original.

Se o seu arquivo de origem for mais antigo e o pkfix não puder lidar com ele, ainda há um pouquinho de esperança: o pkfix-helper examina as fontes bitmap em um documento, as compara com as fontes métricas (tfm) em seu sistema e chega a uma visão de qual fonte deve ser qual. O programa informa sobre correspondências “fracas” e dá opções para confirmar ou substituir suas suposições. A técnica (que parece implausível) é bem sucedida o suficiente para merecer uma tentativa.

Outra opção é o shareware de Frank Siegert, PStill, que é capaz de processar o PostScript que ele está destilando, e uma opção é substituir fontes bitmap no arquivo por versões Type 1.

pkfix
pkfix
pkfix-helper
pkfix-helper


Do you have any question? Ask on: latex.net.br - we love qood questions!