Escolha de fontes Tipo 1 para composição tipográfica de matemática

Se você estiver interessado somente em texto, você pode, em princípio, usar qualquer uma das numerosas fontes de texto nos formatos Adobe Tipo 1, TrueType ou OpenType. A restrição é que o visualizador e o driver da impressora, obviamente, devem suportar tais fontes (o TeX em si se importa com métricas, não com os programas de caracteres).

Se você também precisa de matemática, então sua escolha é mais limitada, em particular pelas exigências que o TeX faz de fontes de matemática (para detalhes, veja os documentos de B.K.P. Horn in TUGboat 14(3), ou de Thierry Bouche in TUGboat 19(2)). Existem várias opções disponíveis, baseadas nos designs originais de Knuth. Outras complementam outros designs de fontes de texto comerciais e gratuitas; um conjunto (‘informal math’ da MicroPress) é independente.

Os usuários também devem considerar as possibilidades de tipografar matemática usando fontes OpenType..

As famílias de fonte "gratuitas" que suportam matemática no TeX incluem:

Computer Modern
(75 fontes — redimensionamento óptico) Donald E. Knuth
As fontes CM foram originalmente projetadas em MetaFont, mas agora também estão disponíveis sob forma de contorno redimensionável. Existem versões comerciais e de domínio público, e existem versões Adobe Type 1 e TrueType. Um conjunto de versões de contorno das fontes foi desenvolvido como um empreendimento comercial pela Y&Y e a Blue Sky Research; elas já atribuíram os direitos autorais à AMS, e as fontes agora estão disponíveis gratuitamente a partir do CTAN. A qualidade delas é tal que elas se tornaram o padrão de facto as versões Type 1 das fontes.

Fontes AMS
(52 fontes, redimensionamento óptico) The AMS
Este conjunto de fontes oferece acessórios ao conjunto CM, incluindo dois conjuntos de fontes de símbolos (msam e msbm) e fontes de texto Euler. Estas não são uma família autônoma, mas merecem discussão aqui (em especial porque várias outras famílias imitam as fontes de símbolos). Versões Type 1 das fontes estão disponíveis gratuitamente no CTAN. O eulervm permite o uso do alfabeto Euler de matemática em conjunto com fontes de texto que não fornecem alfabetos de matemática próprios (por exemplo, Adobe Palatino ou Minion).

Mathpazo versão 1.003
(5 fontes) Diego Puga
As fontes Pazo Math são uma família de fontes Type 1 adequadas para tipografar matemática em combinação com a família de fontes de texto Palatino. Quatro das cinco fontes da distribuição são alfabetos de matemática, nas formas vertical e itálico, intensidades média e negrito; a quinta fonte contém uma pequena seleção de caracteres “blackboard bold” (escolhidos por sua significância matemática). Suporte para LaTeX 2e está disponível no PSNFSS; as fontes são licenciadas sob a GPL, com juridiquês permitindo o uso das fontes em documentos publicados.

Fourier/Utopia
(15 fontes) Michel Bovani
Fourier é uma família construída em Adobe Utopia (que foi liberado para uso gratuito pela Adobe). As fontes fornecem o conjunto básico de símbolos matemáticos da Computer Modern e adicionam muitos dos símbolos matemáticos da AMS (embora seja esperado que você use alguns das próprias fontes AMS). Há também vários outros símbolos matemáticos e decorativos. As fontes vêm com um pacote fourier para uso com LaTeX; suporte para texto da codificação OT1 não é fornecido —você deverá usar T1.

Para uma amostra, veja http://www.tug.dk/FontCatalogue/utopia/

Fourier/New Century Schoolbook
Michael Zedler
Fouriernc é uma configuração que usa as fontes Fourier no contexto das fontes de texto New Century Schoolbook.

Para uma amostra, veja http://www.tug.dk/FontCatalogue/newcent/

KP-fonts
The Johannes Kepler project
A família kp-fonts fornece um conjunto abrangente de fontes de texto e matemática. O conjunto inclui substituição de fontes de largura fixa e fontes sans (embora alguns relatos tenham sugerido que estes são menos bem sucedidos, e seu uso pode ser suprimido ao carregar o pacote de suporte para LaTeX das fontes kpfonts).

Para um exemplo, veja http://www.tug.dk/FontCatalogue/kpserif/

MathDesign
(3 famílias grátis, 3 famílias comerciais… por enquanto) Paul Pichaureau
Este conjunto até agora oferece fontes de matemática para combinar com as fontes gratuitas Adobe Utopia, URW Garamond e Bitstream Charter (estando as versões de texto de todas elas disponíveis separadamente, no CTAN, no formato Type 1), e Adobe Garamond Pro, Adobe Utopia Std e ITC Charter (que são fontes comerciais, todas disponíveis para compra na web). Houve alguns comentários sobre essas fontes, mas nenhum dos usuários atuais publicou nos fóruns públicos. Usuários, particularmente aqueles que estejam dispostos a discutirem suas experiências, seriam obviamente bem-vindos. Navegue no diretório do CTAN e veja qual você quer: há uma riqueza em documentação e exemplos.

Para amostras das variantes gratuitas, veja http://www.tug.dk/FontCatalogue/charter/ para a URW Charter, http://www.tug.dk/FontCatalogue/garamond/ para a URW Garamond e http://www.tug.dk/FontCatalogue/utopia-md/ para a Adobe Utopia.

Belleek
(3 fontes) Richard Kinch
A Belleek é o desfecho dos pensamentos de Kinch sobre como o MetaFont poderia ser usado no futuro: elas foram publicadas simultaneamente em código-fonte MetaFont, como fontes Type 1 e como fontes TrueType. As fontes funcionam como substituições “que podem ser inseridas” para o conjunto básico MathTime (como um exemplo de “o que pode ser feito”).

O documento que descreve os pensamentos de Kinch, que vão de considerações sobre a superioridade “intelectual” do MetaFont às avaliações de por que sua adoção é tão limitada e o que pode ser feito a respeito do problema, pode ser encontrado em http://truetex.com/belleek.pdf

MTPro2 Lite
Pubish or Perish (Michael Spivak)
Um subconjunto (funcional) do conjunto de fontes MathTime Pro 2, que está disponível de forma gratuita para uso geral. Embora não ofereça o poder total do produto comercial (veja abaixo), não deixa de ser um conjunto de fontes desejável.

Mathptmx
Alan Jeffrey, Walter Schmidt e outros.
Este conjunto contém fontes matemáticas em itálico, símbolos, extensões e fontes virtuais Roman, construídas a partir das fontes Adobe Times, Symbol, Zapf Chancery e Computer Modern. A mistura resultante não é inteiramente aceitável, mas pode passar em muitas circunstâncias. A vantagem real é que as fontes mathptm são (efetivamente) gratuitas e os arquivos PostScript resultantes podem ser trocados livremente. Suporte para LaTeX 2e está disponível no PSNFSS.

Para uma amostra, veja http://www.tug.dk/FontCatalogue/times/

Computer Modern Bright
Existem versões de contorno redimensionáveis grátis dessas fontes; elas são tratadas abaixo, juntamente com suas análogas comerciais.

URW Classico
(4 fontes) Suporte para LaTeX de Bob Tennent
Estas são clones da Optima de Zapf disponíveis no CTAN (apenas para uso não comercial). O suporte de matemática pode ser fornecido pelo uso dos pacotes eulervm ou sansmath. Como uma família de fontes sans-serif, a Optima é especialmente adequada para apresentações.
O excelente catálogo de fontes mantém uma lista atualizada que descreve as fontes dando apenas nomes e exemplos curtos. (No momento da redação — Junho de 2008 — a lista tem várias que só estão programadas para inclusão aqui.)

Outro documento útil é o “Free maths font survey”, de Stephen Hartke, que está disponível no CTAN nos formatos PDF e HTML. A pesquisa cobre a maioria das fontes mencionadas no catálogo de fontes, mas também menciona algumas (como a Belleek que o catálogo omite.

Fontes com capacidades para matemática no TeX, que estão disponíveis comercialmente, incluem:

BA Math
(13 fontes) MicroPress Inc.
A BA Math é uma família de fontes serif, inspirada no elegante e graficamente perfeito design de fontes de John Baskerville. A BA Math engloba as fontes necessárias para a composição tipográfica de matemática (matemática em itálico, símbolos matemáticos e extensões) nas intensidades normal e negrito. A família também inclui todas as fontes de texto de variadas formas codificadas em OT1 e T1, bem como fontes com os glifos mais úteis da codificação TS1. São fornecidas macros para que as fontes possam ser utilizadas com Plain TeX, LaTeX 2.09 e LaTeX atual.

Para mais detalhes (incluindo amostras), veja
http://www.micropress-inc.com/fonts/bamath/bamain.htm

CH Math
(15 fontes) MicroPress Inc.
A CH Math é uma família de fontes slab serif, projetada como uma companheira de matemática para a Bitstream Charter. (A distribuição inclui quatro fontes de texto Bitstream gratuitas, além das 15 fontes MicroPress ajustadas manualmente.) Para mais detalhes (incluindo amostras) veja
http://www.micropress-inc.com/fonts/chmath/chmain.htm

Computer Modern Bright
(62 fontes — redimensionamento óptico) Walter Schmidt
CM Bright é uma família de fontes sans serif, baseada nas fontes CM de Knuth. Ele engloba as fontes necessárias para tipografia de matemática, incluindo símbolos AMS, bem como fontes de texto e símbolos de texto de variadas formas. A coleção vem com seu próprio conjunto de arquivos para a utilização com o LaTeX. As fontes CM são fornecidas no formato Type 1 pela MicroPress, Inc. O pacote hfbright oferece fontes Type 1 gratuitas para texto usando a codificação OT1 — as fontes cm-super fornecem as fontes em codificação de texto T1 mas não suportam matemática em CM Bright.

Para mais detalhes sobre a oferta da Micropress (incluindo amostras), veja
http://www.micropress-inc.com/fonts/brmath/brmain.htm

Concrete Math
(25 fontes — redimensionamento óptico) Ulrik Vieth
O conjunto de fontes Concrete Math é derivado dos tipos Concrete Roman desenhados por Knuth. O conjunto fornece uma coleção de itálicos de matemática, símbolo de matemática e fontes de extensões de matemática, além de fontes de símbolos AMS que se encaixam no conjunto Concrete, de modo que a Concrete pode ser usada em substituição à Computer Modern. Como a Concrete é consideravelmente mais escura do que a CM, a família pode ser particularmente atraente para uso em impressão de baixa resolução ou em aplicações como cartazes ou transparências. As fontes Concrete Math, assim como as fontes Concrete Roman, são fornecidas no formato Type 1 pela MicroPress, Inc.

Para mais informações (incluindo amostras), veja
http://www.micropress-inc.com/fonts/ccmath/ccmain.htm

HV Math
(14 fontes) MicroPress Inc.
A HV Math é uma família de fontes sans serif, inspirada na fonte Helvetica (TM). A HV Math engloba as fontes necessárias para a escrita de matemática (matemática em itálico, símbolos matemáticos e extensões) nas intensidades normal e negrito. A família também inclui todas as fontes de texto de variadas formas codificadas em OT1 e T1, bem como fontes com os glifos mais úteis da codificação TS1. São fornecidas macros para que as fontes possam ser utilizadas com Plain TeX, LaTeX 2.09 e LaTeX atual. Cópias bitmap das fontes estão disponíveis gratuitamente no CTAN.

Para mais detalhes (e amostras), veja
http://www.micropress-inc.com/fonts/hvmath/hvmain.htm

Informal Math
(7 fontes de contorno) MicroPress Inc.
A Informal Math é uma família de fontes extravagantes baseadas por alto na família Tekton (TM) da Adobe, que são fontes que imitam texto escrito a mão. A Informal Math engloba as fontes necessárias para a escrita de matemática (matemática em itálico, símbolos matemáticos e extensões) com intensidade normal, bem como fontes de texto codificadas em OT1 nas formas vertical oblíqua. São fornecidas macros para que as fontes possam ser utilizadas com Plain TeX, LaTeX 2.09 e LaTeX atual.

Para mais detalhes (incluindo amostras), veja
http://www.micropress-inc.com/fonts/ifmath/ifmain.htm

Lucida Bright com Lucida New Math
(25 fontes) Chuck Bigelow e Kris Holmes

Lucida é uma família de fontes relacionadas, incluindo serif, sans serif, sans serif de largura fixa, caligráfica, gótica, fax, a fonte de escrita manual conectada de Kris Holmes, etc; elas não são tão ‘esguias’ quanto as Computer Modern, com uma grande altura-x, e incluem um conjunto maior de símbolos de matemática, operadores, relações e delimitadores do que as CM (mais de 800 em vez de 384: entre outros, também inclui os conjuntos de símbolos AMS msam e msbm). ‘Lucida Bright Expert’ (14 fontes) acrescenta serif de largura fixa, outra fonte tipo cursiva, versalete, matemática em negrito, ‘itálicos de matemática’ na vertical, etc., ao conjunto. O suporte para o LaTeX está disponível sob os auspícios do PSNFSS, e métricas pré-construídas também são fornecidas.

O TUG tem o direito de distribuir estas fontes; o site “Lucida e TUG” tem mais detalhes.

Adobe Lucida, LucidaSans e LucidaMath
(12 fontes)
Lucida e Lucida Math geralmente são consideradas um pouco pesadas. As três fontes de matemática contêm apenas os glifos nas fontes de matemática CM em itálico, símbolos, e extensões. O suporte para usar Lucida Math com o TeX não é muito bom; você vai precisar fazer algum trabalho de recodificação de fontes etc. (Num certo sentido, este conjunto é o ancestral do conjunto de fontes Lucida Bright mais Lucida New Math, que atualmente não estão disponíveis.)

MathTime Pro2
Publish or Perish (Michael Spivak)
Este mais recente caso da família MathTime cobre todas as intensidades (média, negrito e pesada) e símbolos das versões anteriores da MathTime. Adicionalmente, apresenta uma gama muito mais ampla de símbolos e muitas melhorias tipográficas que ajudam a criar documentos de alta qualidade. As fontes são suportadas em Plain TeX e LaTeX 2e, e estão disponíveis exclusivamente para compra na Personal TeX Inc.

Para mais detalhes, amostras e folhetos, veja http://www.pctex.com/mtpro2.html

Minion Pro e MnSymbol
Adobe, suporte para LaTeX e produção do pacote por Achim Blumensath et al.
A Minion Pro deriva da amplamente disponível fonte comercial OpenType de mesmo nome da Adobe; scripts são fornecidos para converter partes relevantes dela para o formato Adobe Type 1. O pacote MinionPro estabelece suporte para texto e matemática usando a Minion Pro, mas um conjunto (grátis) separado de fontes MnSymbol estende demais a cobertura de símbolos.

PA Math
A PA Math é uma família de fontes serif, baseada por alto na fonte Palatino (TM). PA Math engloba as fontes necessárias para tipografar matemática (itálicos de matemática, matemática, símbolos caligráficos e à moda antiga, e extensões) em intensidades normal e negrito. A família também inclui todas as fontes de texto de variadas formas codificadas em OT1 e T1, bem como fontes com os glifos mais úteis da codificação TS1. São fornecidas macros para que as fontes possam ser utilizadas com Plain TeX, LaTeX 2.09 e LaTeX atual.

Para mais detalhes (e amostras), veja
http://www.micropress-inc.com/fonts/pamath/pamain.htm

TM Math
(14 fontes) MicroPress Inc.
A TM Math é uma família de fontes serif, inspirada no tipo de letra Times (TM). A TM Math engloba as fontes necessárias para a escrita de matemática (itálicos de matemática, símbolos de matemáticos e extensões) nas intensidades normal e negrito. A família também inclui todas as fontes de texto de variadas formas codificadas em OT1 e T1, bem como fontes com os glifos mais úteis da codificação TS1. encoding. São fornecidas macros para que as fontes possam ser utilizadas com Plain TeX, LaTeX 2.09 e LaTeX atual. Cópias bitmap das fontes estão disponíveis gratuitamente no CTAN.

Para mais detalhes (e amostras), veja
http://www.micropress-inc.com/fonts/tmmath/tmmain.htm

Dois outros conjuntos de fontes devem ser mencionados, mesmo que atualmente eles não produzam resultados satisfatórios — seu autor não está mais trabalhando neles e vários problemas foram identificados:
Pxfonts versão 1.0
(26 fontes) de Young Ryu
O conjunto pxfonts é formado por As fontes de texto estão disponíveis nas codificações OT1, T1 e LY1, e símbolos codificados em TS também estão disponíveis. As fontes sans serif e passo fixo fornecidas com o conjunto txfonts (veja abaixo) podem ser usadas com o pxfonts; o conjunto txfonts deve ser instalado sempre que o pxfonts o for. Arquivos de suporte para LaTeX, dvips e PDFTeX estão incluídos..

As fontes não são perfeitas; as larguras atribuídas aos caracteres no arquivo tfm estão erradas para alguns glifos; isso pode fazer com que sequências de caracteres “pareçam erradas” ou, em alguns casos, até se sobreponham; as fontes newpx (mencionadas abaixo) visam reduzir esses problemas. As fontes são licenciadas sob a GPL; o uso em documentos publicados é permitido.

Newpx
por Michael Sharpe a partir pxfonts de Young Ryu
Esta coleção é derivada da pxfonts; as métricas de fontes de matemática foram ajustadas para que a saída seja menos espremida do que quando a pxfonts é usada; a aparência do resultado é muito melhorada. Dois pacotes são fornecidos, newpxtext. para usar as fontes de texto associadas, e newpxmath para mathematics.

Txfonts version 3.1
(42 fontes) de Young Ryu
O conjunto txfonts consiste de As fontes de texto estão disponíveis nas codificações OT1, T1 e LY1, e símbolos codificados em TS também estão disponíveis.

As fontes não são perfeitas; as larguras atribuídas aos caracteres no arquivo tfm estão erradas para alguns glifos; isso pode fazer com que sequências de caracteres “pareçam erradas” ou, em alguns casos, até se sobreponham; as fontes newtx (mencionadas acima) visam reduzir esses problemas. As fontes são licenciadas sob a GPL; o uso em documentos publicados é permitido.

Txfontsb versão 1.00
de Young Ryu e Antonis Tsolomitis
O txfontsb agrupa as txfonts, estendidas para fornecer um conjunto de versaletes, números à moda antiga e letras gregas (do conjunto GNU Freefont). Há documentação disponível para esta variante, também.

Newtx
por Michael Sharpe a partir do txfonts de Young Ryu
Esta coleção é derivada da txfonts; as métricas de fontes de matemática foram ajustadas para que a saída seja menos espremida do que quando a txfonts é usada; a aparência do resultado é muito melhorada. Dois pacotes são fornecidos, newtxtext, para usar as fontes de texto associadas, e newtxmath para matemática. São fornecidas opções de substituição de letras e símbolos do conjunto Libertine e da fonte de extensões Garamond garamondx (mas saiba que a garamondx, que é uma adaptação da Garamond da URW, não está disponível via texlive).
Finalmente, não devemos nos esquecer:
Fontes privativas
Várias origens.
Uma vez que ter um conjunto de fontes de alta qualidade sob forma de contorno redimensionável que funcione com o TeX pode dar a uma editora uma vantagem competitiva real, existem algumas editoras que pagaram (muito) para que tais conjuntos de fontes fossem criados para elas. Infelizmente, esses conjuntos não estão disponíveis no mercado, apesar da probabilidade de serem mais completos do que aqueles que estão.

É possível observarmos uma seleção muito limitada de conjuntos comerciais de fontes de matemática; uma fonte de matemática Type 1 tem que ser projetada explicitamente para uso com o TeX, o que é um negócio caro, além de pouco atrativo em outros mercados. Além disso, o mercado de TeX para fontes comerciais é minúsculo em comparação com as enormes vendas de outros conjuntos de fonte.

Fontes de texto no formato Type 1 são disponibilizadas por muitos fornecedores, incluindo Adobe, Monotype e Bitstream. Porém, tenha cuidado com “coleções” de fontes baratas; muitas delas trapaceiam as restrições de direitos autorais removendo (ou paralisando) partes dos programas de fonte como, por exemplo, a ajustagem de redimensionamento (hinting). Esse comportamento é ao mesmo tempo antiético e ruim para o consumidor. As fontes podem não ser bem renderizadas (ou podem não renderizar, no ATM), podem não ter a totalidade ‘padrão’ de 228 glifos, ou podem não incluir arquivos de métrica (obrigando você a criar arquivos TFM).

O TrueType foi por muito tempo o formato “nativo” para o Windows, mas a MicroSoft se juntou ao desenvolvimento da especificação do OpenType e o Windows ‘moderno’ funciona feliz com fontes em qualquer dos dois formatos. Algumas implementações do TeX, como a TrueTeX usam versões TrueType de fontes Computer Modern e Times Maths para processar documentos TeX no Windows sem a necessidade de software de sistema adicional como o ATM. (Quando usado em um sistema executando o Windows XP ou posterior, o TrueTeX também pode usar fontes Adobe Type 1.)

Ao escolher fontes, o ambiente de seu próprio sistema pode não ser o único que importa. Se você for enviar seus documentos finalizados para que outras pessoas usem posteriormente, você deve considerar se um formato de fonte pode trazer problemas de compatibilidade. Editoras podem exigir o TrueType exclusivamente, porque seus sistemas são baseados no Windows, ou o Type 1 exclusivamente, porque seus sistemas são baseados na popularidade inicial desse formato no setor editorial. Muitas gráficas não se importam, desde que você as apresente um arquivo de impressão finalizado (PostScript ou PDF) para o dispositivo de saída delas.

CM family collection
Distributed as part of amsfonts
AMS font collection
Distributed as part of amsfonts
Belleek fonts
belleek
URW Classico fonts
classico
CM-super collection
cm-super
eulervm.sty and supporting metrics
eulervm
fourier (including metrics and other support for utopia
fourier
fouriernc
fouriernc
garamondx
garamondx
hfbright collection
hfbright
hvmath (free bitmapped version)
hvmath
kpfonts family
kpfonts
Libertine family
libertine
Lucida Bright/Math metrics
lucida
Lucida PSNFSS support
lucida-psnfss
MathDesign collection
mathdesign
Maths Font Survey
mathsurvey.pdf (PDF) or mathsurvey.html (HTML)
MathTime Pro 2 Lite
mtp2lite
Minion Pro support
minionpro
MnSymbol family
mnsymbol
Newtx fonts
newtx
NimbusRomanNo9 fonts
distributed in urw-base35
Palladio fonts
distributed in urw-base35
pxfonts
pxfonts
sansmath.sty
sansmath
tmmath (free bitmapped version)
tmmath
txfonts
txfonts
URW “35 fonts” collection
urw-base35
utopia fonts
utopia

This answer last edited: 2014-01-22


Do you have any question? Ask on: latex.net.br - we love qood questions!