Substituir as classes padrão

As pessoas não param de preparar classes que substituem as padrões: o presente autor produziu uma classe ukart classe que usou o pacote sober e umas poucas coisas específicas para o britânico (como as que aparecem em British-English specialisation do pacote babel ) na década de 1980, que ainda é usado ocasionalmente.

Esforços públicos similares estavam disponíveis no tempo do LaTeX 2.09: um exemplo notável, cujos designs agradáveis parecem não ter mudado muito ao longo de todo esse tempo, é a pacote ntgclass . Cada uma das classes padrão é substituída por uma seleção de classes, nomeadas em Holandês, às vezes com um único dígito numérico anexado. Então, temos classes artikel2, rapport1, boek3 ebrief. Estas classes são moderadamente bem documentadas em Inglês.

O [pacote KOMA-script (classes nomeadas scr...) é um forte concorrente atual. Eles recebem suporte ativo e estão sujeitos a desenvolvimento criterioso; eles são abrangentes em sua cobertura de questões significativas de composição tipográfica; eles produzem saída de boa aparência e estão bem documentados, tanto em Inglês (scrguien na distribuição) e Alemão (scrguide na distribuição).

A outra classe comparável é a memoir. Ela visa substituir as classes book e report diretamente, e (como o KOMA-script) é abrangente em sua cobertura de pequenos problemas. A documentação da Memoir (memman) é muito falada, e sua longa seção introdutória é regularmente recomendada como um tutorial sobre composição tipográfica.

KOMA-script bundle
koma-script
memoir.cls
memoir
NTGclass bundle
ntgclass
sober.sty
sober


Do you have any question? Ask on: latex.net.br - we love qood questions!