O que são “resoluções”?

“Resolução” é uma palavra que é usada com pouca preocupação, em relação a seus múltiplos significados, no marketing de equipamentos de informática. A palavra sugere uma medida do que um observador (talvez o olho humano) possa resolver; no entanto, vemos normalmente propagandas de impressoras cuja resolução é 1200dpi — muito superior ao que o olho humano nu pode distinguir. Os anúncios estão falando sobre a precisão com a qual a impressora pode colocar pontos na imagem impressa, o que afeta a exatidão da representação de fontes e a precisão da colocação de glifos e outras marcas na página.

Na verdade, existem dois tipos de “resolução” na página impressa que precisamos considerar para efeito de (La)TeX:

No caso em que a saída (La)TeX esteja sendo enviada diretamente para uma impressora, na linguagem “nativa” da impressora, é claro que o processador DVI deve conhecer todos esses detalhes e deve levar em consideração ambos os tipos de resolução.

No caso em que a saída esteja sendo enviada para um formato de distribuição intermediário, que tenha potencial para impressão (ou exibição) não sabemos onde, o tradutor final que se conecta diretamente à impressora ou ao monitor tem o conhecimento das propriedades do dispositivo: o processador DVI não precisa saber, e não deve tentar adivinhar.

Tanto a saída PostScript quanto a PDF estão nesta categoria. Enquanto o PostScript é usado com menos frequência para a distribuição de documentos hoje em dia, ele é usado regularmente como fonte de destilação em PDF; e PDF é o burro de carga de uma enorme explosão de distribuição de documentos.

Portanto, precisamos de processadores DVI que produzam saída “independente de resolução”. PostScript ou PDF é claro que a independência precisa se estender às duas formas de independência descritas acima.

A independência de resolução de fontes foi durante muito tempo forçada ao mundo pela fraqueza da Adobe Acrobat Reader em lidar com arquivos bitmap: uma sequência de respostas começando com uma visando a qualidade do PDF a partir de PostScript aborda os problemas que surgem.

A independência de resolução de posicionamento é mais problemática: o dvips é em certa medida conhecido por insistir em posicionar de acordo com a precisão da resolução declarada da impressora. Uma abordagem comumente utilizada é declarar uma resolução de 8000 (“melhor do que a de qualquer dispositivo”), e isso é razoavelmente bem sucedido, embora tenha seus problemas.


Do you have any question? Ask on: latex.net.br - we love qood questions!