Melhores fontes “script” para matemática

A fonte selecionada pelo \mathcal é a única fonte ‘script’ que vem incluída. No entanto, existem outras fontes caligráficas úteis nas distribuições modernas do TeX.

Euler
O pacote eucal (parte das distribuições mais sensatas do TeX; as fontes fazem parte do conjunto de fontes AMS) fornece uma fonte ligeiramente mais curvilínea do que a padrão. O pacote altera a fonte selecionada pelo \mathcal.

Versões Type 1 das fontes estão disponíveis na distribuição de fontes AMS.

mathabx
A coleção mathabx fornece letras caligráficas (tanto maiúsculas quanto minúsculas); as fontes foram desenvolvidas em MetaFont, mas uma versão no formato Adobe Type 1 está disponível. A documentação da coleção oferece uma série de comparações de seu conjunto caligráfico com o da Computer Modern (letras matemáticas normais e caligráficas); a diferença não é grande.
mnsymbol
A coleção mnsymbol fornece (entre muitos outros símbolos) um conjunto de letras caligráficas, embora (de novo) elas sejam bastante semelhantes ao conjunto Computer Modern padrão.
RSFS
O pacote mathrsfs usa uma fonte “script” muito caprichada (o nome significa “Ralph Smith’s Formal Script”), que já faz parte da maioria das distribuições modernas do TeX (versões Type 1 da fonte também são fornecidas, cortesia da Taco Hoekwater). O pacote cria um novo comando, o \mathscr.
RSFSO
A coleção rsfso fornece uma versão menos dramaticamente oblíqua das fontes RSFS; o resultado é bem agradável — semelhante ao efeito da fonte “script” (comercial) da coleção Adobe Mathematical Pi.
Zapf Chancery
é a fonte caligráfica PostScript padrão. Não há um pacote, mas você pode torná-la disponível facilmente por meio do comando
\DeclareMathAlphabet{\mathscr}{OT1}{pzc}{m}{it} 
no seu preâmbulo. Talvez você ache que a fonte é um tanto grande; se assim for, você pode usar uma versão redimensionada dela assim:
\DeclareFontFamily{OT1}{pzc}{}
\DeclareFontShape{OT1}{pzc}{m}{it}{<-> s * [0.900] pzcmi7t}{}
\DeclareMathAlphabet{\mathscr}{OT1}{pzc}{m}{it}
A Adobe Zapf Chancery (usada no exemplo acima) é distribuída em qualquer impressora PostScript, exceto as mais básicas. Uma fonte essencialmente idêntica (ao ponto de que a mesma métrica pode ser usada), disponibilizada pela URW, é a chamada URW Chancery L: ela é distribuída como parte do pacote “URW base35”; o pacote urwchancal (que inclui fontes virtuais para ajustar a aparência) permite o uso dela como uma fonte caligráfica. A família de fontes TeX Gyre Gyre também inclui uma substituta para a Chancery, a Chorus; use-a com tgchorus (e ignore as reclamações sobre a necessidade de alterar a forma da fonte).
Exemplos dos estilos disponíveis podem ser acessados por links nas entradas do catálogo dos pacotes.
eucal.sty
Distributed as part of amsfonts
euler fonts
Distributed as part of amsfonts
mathabx as MetaFont
mathabx
mathabx in Type 1 format
mathabx-type1
mathrsfs.sty
Distributed as part of jknappen-macros
mnsymbol fonts
mnsymbol
rsfs fonts
rsfs
rsfso fonts
rsfso
Script font examples
mathscript
TeX Gyre Chorus font family
Distributed as part of tex-gyre
urwchancal
urwchancal
URW Chancery L
Distributed as part of urw-base35

This answer last edited: 2011-08-17


Do you have any question? Ask on: latex.net.br - we love qood questions!