Produzir apresentações (incluindo slides)

O LaTeX original de Lamport tinha um programa separado (SliTeX) para produzir slides; ele é da época em que os efeitos de cor eram produzidos pela impressão de slides separados com tintas de cores diferentes, e pela sobreposição dos mesmos, e era aceitável naquele tempo. Quando o LaTeX 2e apareceu, a razão pela qual o SliTeX tinha que ser um programa separado foi embora, e sua funcionalidade foi fornecida pela classe slides. Enquanto isto torna a vida dos administradores de sistema um pouco mais fácil, não faz nada pela funcionalidade inferior da classe: ninguém que “sabe” usa a slides hoje em dia.

As alternativas ‘clássicas’ foram seminar e foils (originalmente conhecida como FoilTeX). embora trabalho subsequente tenha fornecido ambientes nos quais eles podem ser usados com projetores de tela (veja abaixo).

O advento do Microsoft PowerPoint (embora as primeiras versões fossem fracas) criou uma demanda por slides “dinâmicos” — imagens que revelam seu conteúdo de uma maneira mais elaborada do que meramente substituindo um slide pelo seguinte, como acontecia na época em que slides, foils e seminar foram desenvolvidos.

A classe prosper se aproveita do seminar para fornecer efeitos dinâmicos e afins; ela mantém a capacidade de fornecer PDF para uma apresentação projetada ou de imprimir transparências para uma apresentação em transparências. O pacote complementar ppr-prv adiciona o recurso de “pré-visualização” (aquele comumente chamado de “impressão de folheto”). O pacote HA-prosper, que você carrega com o prosper , corrige alguns bugs e adiciona vários recursos e estilos de design de slide. A classe powerdot (mais recente) foi desenvolvida como substituta do prosper e do HA-prosper, de coautoria do autor do HA-prosper.

A Beamer é uma classe que, embora poderosa, é relativamente fácil de aprender, e que (como o próprio nome indica) foi projetada para ser usada com projetores. Ela requer o pacote pgf package (for graphics support), (para suporte de gráficos), que por sua vez requer o xcolor; enquanto isso contribui para o tédio de instalar a beamer “do zero”, ambos são bons acréscimos a uma instalação moderna do LaTeX. A Beamer tem recursos razoáveis para produzir cópias impressas de slides.

Outra classe altamente funcional, embora fácil de aprender, é a Talk , que alega diferir dos sistemas mencionados acima, como beamer, na medida em que não impõe um estilo de slide a você. Você pode especificar um monte de estilos de slides, e você pode alternar de um para outro entre os slides, conforme necessário. A classe em si fornece apenas um estilo, no pacote greybars: a sugestão do autor de que os usuários deveriam contribuir com os seus foi aceita com entusiasmo — veja (por examplo) a Beamer Gallery.

A Lecturer é uma solução genérica (funciona com Plain TeX, LaTeX e Context mk ii, mas não — ainda — com Context mk iv). Ao separar as funcionalidades necessárias para uma apresentação (usando o TeX para composição tipográfica e funções de PDF para sobreposição de camadas e efeitos dinâmicos), surge uma estrutura clara. Embora não tenha a mesma variedade de “temas” (estilos de apresentação) que tem o beamer , parece um candidato alternativo útil.

O Present foi projetado para ser usado apenas com o Plain TeX; seu design é simples, a ponto de seu autor esperar que os usuários sejam capazes de ajustar suas macros.

O Ppower4 (comumente conhecido como pp4) é um programa de suporte baseado em Java que faz um pós-processamento do PDF para ‘animar’ o arquivo em locais que você marcou com comandos de um dos pacotes pp4 . Os comandos não funcionam em PDF que tenha saído do dvips ; eles funcionam com PDF gerado por PDFLaTeX, LaTeX, ou dvipdfm rodando em saída do LaTeX.

Pdfscreen e texpower são pacotes adicionais que permitem efeitos dinâmicos em documentos formatados em classes “mais modestas”; o pdfscreen permite até que você insira “efeitos de apresentação” em um documento da classe article.

Um exame mais detalhado das alternativas (incluindo exemplos de código usando muitas delas) pode ser encontrado no bom artigo de Michael Wiedmann em http://www.miwie.org/presentations/presentations.html

Os usuários do CONTeXT descobrirão que muito (se não a totalidade) do que eles precisam já está no próprio CONTeXT; há um resumo útil do que está disponível, com exemplos, em http://wiki.contextgarden.net/Presentation_Styles

beamer.cls
Download all of beamer
foils.cls
foiltex
greybars.sty
distributed with talk
HA-prosper.sty
ha-prosper
lecturer.sty
lecturer
seminar.cls
seminar
pdfscreen.sty
pdfscreen
pgf.sty
pgf
powerdot.cls
powerdot
pp4
ppower4
ppr-prv.sty
ppr-prv
present.tex
present
prosper.cls
prosper
talk.cls
talk
texpower
texpower
xcolor.sty
xcolor


Do you have any question? Ask on: latex.net.br - we love qood questions!