Comandos \special

O TeX fornece os meios para expressar coisas que os drivers de dispositivo são capazes de fazer, mas sobre as quais o TeX em si não sabe nada. Por exemplo, o TeX não sabe nada sobre como incluir figuras PostScript em documentos ou como definir a cor do texto impresso; mas alguns drivers de dispositivo sabem.

As instruções para tais coisas são apresentadas ao seu documento por meio de comandos \special ; tudo o que o TeX faz com esses comandos é expandir seus argumentos e então passar o comando para o arquivo DVI. Na maioria dos casos, existem pacotes de macro (muitas vezes fornecidos com o driver) que oferecem uma interface amigável para o \special; por exemplo, é complicado incluir uma figura se você não deixar espaço para ela em seu texto, e mudar a cor é uma operação particularmente tensa que requer verdadeira genialidade. O LaTeX 2e possui pacotes padrão de gráficos e cores que tornam a configuração de inclusão, rotação, dimensionamento e cor relativamente simples, apesar dos assustadores comandos \special envolvidos. (CONTeXT fornece suporte semelhante, embora não por meio de pacotes.)

Os argumentos permitidos em \special dependem do driver de dispositivo que você estiver usando. Além dos exemplos acima, existem comandos \special nos drivers emTeX (por exemplo, dvihplj, dviscr, etc.) que desenham linhas em orientações arbitrárias, e comandos em dvitoln03 que permitem que a página seja configurada em orientação paisagem.

Observe que o comportamento de \special é bem diferente no PDFTeX, já que não há driver de dispositivo envolvido. Existe um conceito de PDF specials, mas na maioria dos casos \special provocará um alerta quando usado no PDFTeX.

This answer last edited: 2011-10-15


Do you have any question? Ask on: latex.net.br - we love qood questions!