Criar uma \subsubsubsection

O conjunto de “seções” do LaTeX para no nível de \subsubsection. Isso reflete uma decisão de design de Lamport — porque, afinal, quem pode razoavelmente querer uma seção com uma enorme sequência de números na frente dela?

De fato, as classes padrão do LaTeX podem definir níveis de “seção” abaixo de \subsubsection, mas elas não os formata como seções (eles não são numerados, e o texto vem logo após o título). Estes comandos de seção profundamente inferiores são \paragraph e \subparagraph; você pode (se for imprescindível) fazer com que estes dois comandos produzam títulos numerados, para que você possa usá-los como \subsubsubsections e inferiores.

O pacote titlesec fornece um conjunto razoável de macros para que você possa ajustar as definições das macros de seção, e isso pode ser usado para transformar a composição tipográfica de um \paragraph para que ela se pareça com a de uma \section.

Se você quiser programar a mudança você mesmo, você verá que os comandos (\section e todos abaixo até \subparagraph) são definidos em termos do comando interno \@startsection , que aceita 6 argumentos. Antes de tentar fazer este tipo de trabalho, é muito aconselhável ler os arquivos de origem do LaTeX (ltsect.dtx na distribuição do LaTeX ) e dos pacotes padrão (classes.dtx), ou para fazer uso do The LaTeX Companion, que discute o uso de \@startsection para este tipo de coisa.

Você notará que Lamport, ao criar comandos para os níveis mais baixos de um documento, não continuou acrescentando “sub” aos nomes dos comandos de secionamento. Isso pareceria sensato para qualquer um, exceto para o mais rigoroso defensor da simetria — isso certamente dificultaria a leitura da fonte (origem) de um documento, se houvesse a necessidade de distinguir \subsubsubsection e \subsubsubsubsection

LaTeX source
latex
titlesec.sty
titlesec

This answer last edited: 2012-02-14


Do you have any question? Ask on: latex.net.br - we love qood questions!