Por que usar fontenc em vez de t1enc?

Nos primeiros dias do LaTeX 2e, a única maneira de usar codificação T1 era com o t1enc; com o lançamento da “produção” do verão de 1994, o pacote fontenc apareceu, fornecendo suporte abrangente para o uso da codificação.

Ainda assim, o pacote t1enc permaneceu (como parte do código de compatibilidade do LaTeX 2.09 ), mas faz muito pouco: ele apenas seleciona a fonte de codificação T1 e deixa para o usuário o trabalho de gerar os códigos de caracteres necessários.

Gerar os referidos códigos de caracteres poderia ser uma tarefa simples, se a codificação T1 se correspondesse com qualquer padrão de codificação com amplo suporte, já que, nesse caso, esperar-se-ia que o teclado gerasse códigos de caracteres. Porém, a codificação T1 é uma mistura de várias codificações padrão e inclui pontos de código em áreas da tabela que codificações padrão excluem; então, nenhum teclado T1 jamais foi e nem será fabricado.

Diferentemente, o pacote fontenc gera os pontos de código T1 a partir de comandos comuns do LaTeX (por exemplo, ele gera o ponto de código do caractere é a partir do comando \’e). Então, a não ser que você tenha uma entrada T1 T1 gerada por programa (o que é quase inconcebível), use \usepackage[T1]{fontenc} em vez de \usepackage{t1enc}.


Do you have any question? Ask on: latex.net.br - we love qood questions!