Encontrar fontes Type 1 de ‘8 bits’

Em outros lugares, as respostas destas FAQs recomendam que você use uma fonte de 8 bits para permitir acentuação de idiomas flexivos, e também recomendam o uso de fontes Type 1 para garantir a obtenção de PDF de boa qualidade. Estas recomendações costumavam ser contraditórias: não se podia simplesmente trocar das fontes CM grátis para fontes Type 1 de codificação Cork (ou similar) grátis. A primeira abordagem que começou a aliviar estes problemas foi o desenvolvimento de fontes virtuais que fazem uma boa abordagem à codificação Cork (veja abaixo). Agora, no entanto, temos a nossa disposição fontes Type 1 "verdadeiras": como sempre, temos uma variedade de opções com três alternativas gratuitas, além de uma versão comercial e uma shareware.

CM-super é um conjunto autotraçado que abrange todas as codificações T1 e TS1, bem como a série T2* (a família de codificações que cobrem línguas com base em alfabetos cirílicos). Essas fontes são bastante fáceis de instalar (as instruções de instalação são claras), mas ocupam um espaço enorme: não tente instalá-las se você estiver com pouco espaço no disco rígido.

CM-LGC é um conjunto similar de “super-fonte”, mas de tamanho muito mais modesto; cobre as codificações T1, TS1 e T2[[[LBRACE]]]A[[[RBRACE]]] (como a CM-super, e também abrange a codificação LGR (para tipografar o Grego, com base nos códigos MetaFont de Claudio Beccari). A CM-LGC consegue ser de pequena indo ao extremo oposto da CM-super, que inclui fontes de todos os tamanhos suportados pela EC original (uma gama imensa); A CM-LGC tem uma só fonte para cada forma, sendo outros tamanhos obtidos por redimensionamento. Existe uma inevitável perda de qualidade inerente a essa abordagem, mas para a máquina com pouco espaço em disco, a CM-LGC é uma escolha óbvia.

Tt2001 é uma simples cópia das fontes EC e TC, e tem algumas virtudes — é significativamente menor do que a CM-super e, ao mesmo tempo, menos árida do que a CM-LGC.

A Latin Modern é produzida pelo programa MetaType1. O conjunto Latin Modern vem com variantes codificadas em T1, TS1 e LY1 (bem como uma variante na codificação QX para Polonês); Para o conjunto de glifos que ela abrange, seus contornos parecem bem mais limpos do que da CM-super. A Latin Modern é mais modesta em suas demandas de espaço em disco do que a CM-super, sem ser nem de longe tão restrita em sua gama de tamanhos quanto a CM-LGC — As fontes Latin Modern são oferecidas no mesmo conjunto de tamanhos que as fontes CM originais. Não há muito que se discutir: a gama de tamanhos de Knuth resistiu ao teste do tempo e é uma das bases em que se apoia a excelência do sistema TeX.

Fontes virtuais nos ajudam a lidar com o problema, pois nos permitem mapear “partes do arquivo DVI” para caracteres individuais na fonte virtual; podemos, então, criar um caractere “é” recriando os comandos DVI que resultariam do código “\’e”. No entanto, uma vez que isso envolve dois caracteres sendo selecionados de uma fonte, o arranjo é suficiente para enganar o Acrobat Reader: você não pode usar as facilidades do programa para pesquisar texto que contenha caracteres flexionados e, se você recortar texto de uma janela que contenha esse caractere, ocorrerá algo inesperado (tipicamente, os acentos e os caracteres de "base" separados por um espaço) quando você paste o resultado. No entanto, se você puder conviver com essa dificuldade, as fontes virtuais são uma solução útil e direta para o problema.

Existem duas ofertas de fontes virtuais de fontes de 8 bits baseadas na CM: os conjuntos ae (de “quase EC”em Inglês) e zefonts; o conjunto zefonts tem cobertura mais ampla (embora o ae possa ser estendido para oferecer aspas francesas pelo uso do pacote aeguill. Nenhuma delas oferece caracteres como eth e thorn (usados, por exemplo, em Islandês), mas o pacote aecompl funciona com as fontes ae para fornecer os caracteres ausentes das fontes EC (ou seja, como bitmaps).

A única fonte comercial remanescente de 8 bits do tipo CM vem da Micropress, que oferece o conjunto EC completo no formato Type 1 como parte de sua linha de versões de contorno de fontes que foram originalmente distribuídas no formato MetaFont. Veja “Distribuições comerciais”.

A distribuição shareware BaKoMa TeX distribution oferece um conjunto de fontes EC Type 1 como uma opção extra de shareware. (Até onde o presente autor sabe, essas fontes estão disponíveis apenas para usuários do TeX: elas são armazenadas em um formato de compactação que parece não estar publicamente disponível.)

Finalmente, você pode usar uma das inúmeras fontes de texto disponíveis no formato Type 1 (com métricas PSNFSS apropriadas para codificação T1 ou métricas para alguma outra codificação de 8 bits, como a LY1). Porém, se você utilizar fonte de texto de qualquer outro (mesmo algo tão simples quanto à família Times da Adobe), você terá que encontrar uma família de fontes matemáticas que corresponda, o que é uma tarefa não trivial — veja “choice of scalable fonts”.

ae fonts
ae
aecompl.sty
Distributed with ae
aeguill.sty
aeguill
BaKoMa fonts
Browse bakoma-texfonts
CM-LGC fonts
cm-lgc
CM-super fonts
cm-super (beware: very large download)
Latin Modern fonts
lm
tt2001 fonts
tt2001
zefonts
zefonts


Do you have any question? Ask on: latex.net.br - we love qood questions!