Contribuir com um arquivo para os acervos

Você tem alguma coisa para enviar ao acervo — boa notícia!

Antes mesmo de começarmos, aqui está uma lista de verificação de coisas para resolver:

  1. Licença: no espírito do TeX, esperamos por software grátis; no espírito da atual sociedade enfeitiçada por advogados, o CTAN fornece uma lista de declarações de licenças “padrões”. Certifique-se de que haja uma declaração formal da licença de seu pacote em algum lugar nos arquivos que você carregar; além da instalação do CTAN, seu pacote é um candidato para inclusão nas distribuições de (La)TeX  … e a partir de então, também em distribuições de sistemas operacionais … e as pessoas que reúnem todas essas coisas precisam de uma declaração clara das suas intenções.
  2. Documentação: é bom para os usuários poder dar uma olhada na documentação antes de fazer o download de um pacote. Você precisa pelo menos de um arquivo README de texto sem formatação (exatamente esse nome, em maiúsculas e sem extensão txt); além disso, um arquivo PDF da documentação do pacote, preparado para leitura em tela, é altamente desejável.
  3. Nome: muita confusão é causada por conflitos de nomes. Se o seu pacote tiver o mesmo nome que um já no CTAN, ou se a instalação do pacote gerar arquivos com o mesmo nome de alguma coisa de uma distribuição “normal”, a equipe de CTAN vai atrasar a instalação enquanto estiverem verificando se você está fazendo o certo: eles podem sugerir que você mude o nome ou que negocie com o autor do pacote original. Pesquise o acervo para garantir a exclusividade.

    O nome que você escolher também deve ser (na medida do possível) descritivo daquilo que seu pacote efetivamente faz; ainda que “descritividade” seja algo subjetivo, é claro que nomes como mypackage ou jiffy não são adequados.

Você faz o upload por meio do CTAN upload redirector (a página principal do acervo tem um link). A página de upload mostra o que ela precisa saber e permite que você insira as informações. O mecanismo só é capaz de aceitar um arquivo por upload: se você pretendia fazer o upload de muitos arquivos, é preciso reuni-los em um arquivo de ‘compactação’ de algum tipo; os formatos aceitos são zip e tar.gz (a maioria dos uploads é embalada em formato zip). Depois de concluir o upload, o redirecionador o atribui a um membro da equipe que vai processá-lo.

Se você não puder usar este método, ou se você achar que algo esteja confuso, peça ajuda à CTAN management team

Se seu pacote for grande ou atualizado regularmente, pode ser apropriado ‘espelhar’ sua contribuição diretamente no CTAN. Espelhar só é prático usando ftp ou rsync, de modo que esta facilidade está limitada aos pacotes oferecidos por um servidor que use um desses protocolos.

README.uploads
CTAN-uploads

This answer last edited: 2013-01-31


Do you have any question? Ask on: latex.net.br - we love qood questions!