Usar as fontes Latin Modern

As fontes lm são uma adição empolgante para o arsenal do usuário de (La)TeX: contornos de alta qualidade de fontes que até recentemente eram difíceis de obter, tudo em um pacote gratuito e relativamente compacto. Entretanto, o arquivo de informação espartano que vem com as fontes diz “Presume-se que um usuário potencial sabe o que fazer com todos estes arquivos”. Esta resposta visa preencher os requisitos: o trabalho realmente não é terrivelmente difícil.

Observe que as distribuições teTeX, a partir da versão 3.0, já possuem as fontes lm: tudo o que você precisa fazer é usá-las. As fontes também podem ser instaladas através do gerenciador de pacotes, em um sistema MiKTeX atual. O restante desta resposta, então, é para pessoas que não usam esses sistemas.

Os arquivos de fonte (e arquivos relacionados) aparecem no CTAN como um conjunto de árvores TDS trees de entrada única , — fonts, dvips, tex e doc. A subárvore doc realmente não precisa ser copiada (é realmente um par de arquivos de amostra), mas copie as outras três para sua Árvore local $TEXMF, e atualize o banco de dados de nomes de arquivo..

Agora, incorpore as fontes ao conjunto pesquisado pelo PDFLaTeX, por dvips, dvipdfm/dvipdfmx, por seus visualizadores e programas de conversão de Type 1 para PK de uma das seguintes maneiras:

Para usar as fontes em um documento LaTeX, você deve usar

\usepackage{lmodern}
Isso tornará as fontes padrão para as três famílias de fontes LaTeX (“roman”, “sans-serif” e “typewriter”). Você também precisa usar
\usepackage[T1]{fontenc}
para texto, e
\usepackage{textcomp}
se quiser usar qualquer um dos símbolos de codificação TS1-encoding symbols. Não há suporte para usar fontes de acordo com a codificação OT1.
Latin Modern fonts
lm


Do you have any question? Ask on: latex.net.br - we love qood questions!