URLs in BibTeX bibliographies

Não há um tipo de citação para URLs, per se, nos estilos BibTeX padrão, embora se acredite que Oren Patashnik (o autor do BibTeX) esteja considerando desenvolver um para ser usado com o tão aguardado BibTeX version 1.0.

As informações que precisam estar disponíveis em uma citação de URL são razoavelmente discutidas nos extracts of ISO 690–2; disponível on-line para o público; as técnicas abaixo não satisfazem todos os requisitos da ISO 690–2, mas oferecem uma solução que está disponível para os usuários das ferramentas atuais. Até a nova versão do BibTeX chegar, a técnica mais simples é usar o campo howpublished field of the standard styles’ @misc dos estilos padrão. Evidentemente, as restrições relacionadas à typesetting URLs ainda se aplicam, e a entrada será semelhante a:

@misc{...,
  ...,
  howpublished = "\url{http://...}"
}
Uma abordagem alternativa possível é usar estilos BibTeX diferentes dos padrões que já tenham tipos para entrada de URL. Os candidatos são: Você também pode adquirir novos estilos BibTeX usando o sistema urlbst de Norman Gray, que é baseado em um script Perl que edita um arquivo de estilo BibTeX existente para produzir um novo estilo. O novo estilo assim gerado tem um tipo de entrada webpage e também oferece suporte para campos url e lastchecked nos outros tipos de entrada. O script Perl vem com um conjunto de versões convertidas dos estilos de bibliografia padrão.

Outra possibilidade é que algum documento, artigo ou relatório técnico (ou mesmo um livro) publicado convencionalmente também esteja disponível na Web. Nesses casos, uma técnica útil é algo como:

@techreport{...,
  ...,
  note = "Também disponível como \url{http://...}"
}
Há boas razões para usar o pacote url ou o hyperref neste contexto: o BibTeX tem o hábito de dividir linhas que ele considere excessivamente longas e, se não houver caracteres de espaço para que ele use como pontos ‘naturais’ de quebra, o BibTeX irá inserir um caractere de comentário (‘%’) … que é um caractere aceitável em um URL. Qualquer versão atual tanto do pacote url quanto do hyperref detecta esta estrutura “%–fim-de-linha” em seu argumento e a remove.
babelbib bundle
babelbib
custom-bib bundle
custom-bib
harvard.sty
harvard
hyperref.sty
hyperref
natbib styles
natbib
url.sty
url
urlbst
urlbst


Do you have any question? Ask on: latex.net.br - we love qood questions!